Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Agro

Produção de sorgo pode aumentar em 48 % no Tocantins

A produtividade alcançou bons resultados, com média de 2,1 mil quilos por hectares


Com 85% dos grãos já colhidos, a produção de sorgo no Tocantins aponta um crescimento expressivo, em relação à safra passada. Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indicam que safra 2019/20 produziu 72,2 mil toneladas saltando para 106,7 mil toneladas, nesta safra 2020/21, um aumento de 48% na produção do sorgo.

A área de plantio também acompanha esse crescimento. Na safra anterior foram plantados 34,2 mil hectares de sorgo, nesta safra 2020/21, foram 50,6 mil hectares, sendo 48 % de aumento na área cultivada. A produtividade alcançou bons resultados, uma média de 2,1 mil quilos por hectares. De acordo com informações da Secretaria Estadual de Agricultura, a produção se destaca em Gurupi, com 11 mil hectares plantados; Campos Lindos, com 9 mil hectares plantados; e Porto Nacional, com 5,5 mil hectares.

Para o engenheiro agrônomo da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Ricardo Taques, o aumento da área e produção de sorgo se deve ao atraso da colheita da soja, que, por tabela, atrasou o plantio do milho safrinha e que resultou na escolha do sorgo por que ele é menos exigente em umidade que o milho. Dessa maneira, caiu também o risco da safra. Outro fator que ele destacou foram os bons preços do sorgo do mercado, que acabaram influenciando os agricultores a escolhe-lo.


Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!