Vitrine Dia dos pais

Incorporadora promove bate-papo para incentivar a paternidade ativa nos canteiros de obras

Pesquisa realizada pela Catho com mais de 1,6 mil pais constatou que 97% dos profissionais que são pais gostariam de ser mais presentes e ter mais tempo com a família

Por Dayse Luan - |Especial

05/08/2021 às 08:38:34 - Atualizado há

Os laços afetivos entre pais e filhos são criados e fortalecidos com a convivência diária e essa conexão é fundamental para a criança crescer saudável e feliz. Um estudo realizado na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, mostrou que crianças com pais participativos demonstram mais autocontrole e habilidade de cooperação. A pesquisa, que analisou dados de 730 famílias estadunidenses, aponta que a qualidade da relação entre pais e filhos têm muita influência no desenvolvimento da criança. Essa ligação duradoura e profunda só se conquista com a presença ativa na rotina.

No Brasil, uma pesquisa realizada pela Catho com mais de 1,6 mil pais constatou que 97% dos profissionais que são pais gostariam de ser mais presentes e ter mais tempo com a família. Os momentos que mais fazem falta durante a rotina, destacam-se passeios em família (32%) e estar mais presente em momentos importantes (30%). Participar da educação (20%) e brincar (14%) com eles também fazem falta durante o dia a dia.

Esse não é o caso do engenheiro de segurança do trabalho e meio ambiente da Brasal Incorporações, Rodrigo Oliveira. Mesmo tendo uma vida profissional intensa, ele, que é pai de três meninos com idades de 4, 7 e 11 anos, participa ativamente da vida dos filhos. "Gostamos de jogar futebol e videogame. Ajudo com as tarefas de casa, o que foi um desafio nessa pandemia. E leio muito com eles antes de dormir também", conta. "Minha esposa é enfermeira em Brasília, então em alguns dias fico sozinho com eles, faço comida e tento manter a rotina. Coloco eles para auxiliar nas tarefas de casa também, até para despertar a responsabilidade de cada um", completa.

Para Rodrigo a paternidade é uma missão. "Eu sempre tive o desejo de ser pai, então a paternidade é a realização de um sonho, é algo que me completa. Vejo como uma dádiva de Deus, pois fazemos parte de uma co-criação Dele", detalha o engenheiro. "Muitas vezes reflito antes de fazer qualquer coisa, pois somos um espelho para os filhos, eles se espelham mais em nosso exemplo do que no que falamos. Ser pai é um aprendizado diário, tenho sementes que quero transformar em uma árvore robusta e que dê frutos", afirma.


Motivação

Pensando na necessidade de discutir a importância da paternidade, a Brasal Incorporações realizará em suas obras em Goiânia, ao longo desta semana, bate-papos com os seus colaboradores. O engenheiro de segurança do trabalho e meio ambiente, Rodrigo Oliveira, levará uma palavra motivacional na celebração de Dia dos Pais e antecipa um pouco da ação.

"Queremos estimular a discussão sobre a paternidade afetiva. A importância e a necessidade, para os filhos e para o pai, da troca de experiências e de afetos. A Brasal Incorporações faz questão de valorizar esses momentos, então queremos levar uma palavra de motivação e reflexão para eles. Todos enfrentam muitos desafios na rotina, e até em razão da pandemia, é preciso incentivá-los a ir em frente".

Os bate-papos irão acontecer nas obras em andamento da Brasal Incorporações em Goiânia, onde cerca de 250 colaboradores (entre diretos e indiretos) trabalham no momento, sendo que cerca de 60% são pais. O momento de fala também será aberto para os trabalhadores que sentirem vontade de se manifestar na hora. Porém, na obra do Reserva Parque Areião Rodrigo terá um exemplo especial para dar. "Nesta obra fizemos um chá de fraldas em julho para um dos colaboradores, que será papai pela primeira vez", detalha Rodrigo Oliveira.

Chá de fraldas na obra

O exemplo citado é do encarregado de obra Jordeglan Alves Lima, de 23 anos, e que espera o nascimento de uma menina a qualquer momento. "Me falaram que tinha uma reunião de última hora, quando cheguei no refeitório estavam todos lá, me emocionei, foi graticante", conta ele sobre o momento da surpresa. "Ganhei fraldas, roupinhas e até um carrinho de bebê. Minha mulher até chorou quando cheguei em casa com tudo", relata ele, que está há um ano e oito meses trabalhando na Brasal Incorporações em Goiânia.


Jordeglan relembra como ficou sabendo que seria pai. "Um dia quando cheguei em casa minha mulher me entregou uma flor e dentro do talo tinha o resultado do teste de gravidez, choramos juntos". Ele conta que tem vontade de ter um casal de filhos, mas que isso tem que ser aos poucos. "Quero ser um pai presente, carinhoso, estar sempre ao lado, quero que façam uma faculdade e sejam pessoas de bem", almeja o encarregado de obra, revelando que a primogênita se chamará Julyana.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias