Segundo Sindessto, rede privada segue em situação caótica e com dificuldade de leitos

Segundo Sindessto, rede privada segue em situação caótica e com dificuldade de leitos

O sistema de saúde do Estado encontra-se com 95% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupadas. Os dados indicam um colapso do sistema, já que a rede particular também está com dificuldades de leitos.

A presidente do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Tocantins (Sindessto), Maria Lúcia Machado, a situação da rede privada está caótica.

"Teve hospital que precisou usar leito de apartamento para improvar UTI e para entubar paciente. De tanto paciente que está tendo precisando de UTI e não está tendo", contou.

A partir do sábado, 06, o governo do Estado anunciou mais 6 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os leitos foram requisitados administrativamente na rede privada, no Hospital Santa Thereza, em Palmas. Os outros 4 leitos já estão sendo preparados e devem ser liberados nos próximos dias.

Em 10 dias, mais 16 leitos de UTI serão disponibilizados no Hospital Geral de Palmas (HGP) e seguindo a programação, até a segunda quinzena de março, os 20 leitos clínicos do Hospital Geral de Gurupi (HGG) serão transformados em leitos de UTI.

No total, o Tocantins conta com 247 leitos clínicos e 140 UTIs, totalizando 387 leitos, sendo 57 em Palmas.

Por conta da situação epidemiológica, a Prefeitura de Palmas anunciou medidas restritivas e um lockdown parcial, onde só as atividades essenciais estão permitidas durante dez dias.

Hoje o Tocantins contabilizou 391 novos casos confirmados da Corona Vírus, sendo 61 das últimas 24h. Atualmente, o Tocantins contabiliza 373.495 pessoas notificadas com a Corona Vírus e acumula 119.323 casos confirmados. Destes, 105.054 pacientes estão recuperados, 12.675 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 1.594 pacientes foram a óbito.