Brasil Turismo

Trip stacking: tendência começa a chegar ao Brasil

Na semana passada, o termo "trip stacking" apareceu em quase todo grande jornal e site de notícias dos EUA. Além da América do Norte, a expressão tem sido bastante usada em parte da Europa também neste segundo semestre de 2021. Mas o que significa, afinal, o trip stacking, tendência que começa a chegar ao Brasil?

Por Reprodução Estadão

10/09/2021 às 07:26:38 - Atualizado há

O termo tem sido usado para sinalizar uma tendência crescente de comportamento no turismo internacional. A tradução literal seria algo como "empilhamento de viagens" e se refere ao número crescente de pessoas que estão reservando duas ou até três viagens diferentes para um mesmo período do ano para tentar de certa forma burlar as restrições de deslocamentos da pandemia.

O que é trip stacking?

Trip stacking é como se convencionou chamar a atitude de reservar múltiplas viagens para um mesmo período caso uma das viagens tenha que ser cancelada de última hora em razão de restrições trazidas pela pandemia.

Essa "tática" tem sido adotada por alguns viajantes para tentar contornar problemas decorrentes da pandemia, como fechamento repentino de fronteiras, novos surtos da doença no destino, suspensão de voos, mudanças de exigências para ingresso no país etc.

Afinal, passados um ano e meio de pandemia, já sabemos bem que a situação em um determinado país pode sempre mudar de uma semana para outra e que suas regras de entrada/permanência de viajantes estrangeiros podem mudar repentinamente.

Por isso mesmo, a prática do "trip stacking" tem sido adotada por cada vez mais turistas lá fora neste segundo semestre. O procedimento padrão costuma ser reservar viagens simultâneas em diferentes destinos/regiões geográficas do planeta para que possam escolher a que consideram mais segura (ou a que seja factível/viável no momento) em data já bastante próxima ao dia da partida.

Até o começo de agosto passado, segundo o Finance Buzz, mais de 50% dos americanos tinham cancelado ou mudado seus planos originais de viagem devido aos avanços da variante Delta. Para os norte-americanos, a tendência maior tem sido reservar viagens intercontinentais ou cruzeiros internacionais como plano principal e reservar também uma ou duas viagens domésticas, no vizinho México ou em alguma ilha caribenha como plano B.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias