Portal de NotĂ­cias AdministrĂĄvel desenvolvido por Hotfix

Brasilidade

Artesã transforma papelão descartado em obra de arte

Trabalho utiliza material descartado e tem cota destinada a crianças carentes


Muito se fala em sustentabilidade e em reaproveitamento de materiais, que necessitam de recursos naturais para serem produzidos e que geram lixo, que precisarĂĄ ser tratado e terem destino. A reutilização de resĂ­duos é um dos grandes temas debatidos em todo o mundo e que tem muitos cientistas trabalhando para encontrar uma solução.

A reciclagem e o reuso do que a ciĂȘncia chama de resĂ­duos sólidos é considerada pela Organização das Nações Unidas como ferramentas extremamente importantes para a sobrevivĂȘncia humana. É exatamente isso que as idosas LĂșcia Almeida e Sueli lata estão fazendo no litoral da Bahia.


Lucia, 60 anos, prestava serviços para o segmento da hotelaria na paradisĂ­aca Trancoso na Bahia. Com a chegada da pandemia, o nĂșmero dos hospedes nos hotéis e pousadas caiu drasticamente e ela se viu em casa, sem renda e em busca de ocupação. Sueli, por sua vez, jĂĄ era catadora de materiais reciclĂĄveis. As duas dividem uma casa na cidade.

Foi observando o material colhido pela sua amiga que LĂșcia teve a ideia de pesquisar itens que poderiam ser confeccionados com o papelão, papéis e tecidos que Sueli recolhia. A ideia inicial era desenvolver um presente para as netas. Nesta pesquisa, ela encontrou na internet um tutorial de confeccionar cadeiras e sofĂĄs para as crianças brincarem e que também serviriam para guardar brinquedos.

Foi um sucesso só! O primeiro jogo de sofĂĄ artesanal, desenvolvido com cola, papelão e papel presente foi destinado às netas, e pedidos de encomenda começam a chegar. Segundo LĂșcia, é muito gratificante saber que tem o poder de fazer a transformação de itens que seriam descartados para objetos que passam a compor a decoração e o universo lĂșdico das crianças.

Além disso, a artesã destina parte das peças desenvolvidas para crianças de famĂ­lias carentes. "O importante não é só o dinheiro, mas a fazer alguma coisa que faça bem ao mundo e a nossa alma", finaliza.

Assine o Portal!

Receba as principais notĂ­cias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar GrĂĄtis!

Assine o Portal!

Receba as principais notĂ­cias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar GrĂĄtis!