Tocantins Cultura Tocantinense

Encontro de Folias e Foliões celebrou 280 anos de Monte do Carmo

Festividade aconteceu no final de semana na cidade

Por Fernanda Cappellesso com informações da Adetur

25/10/2021 às 11:42:56 - Atualizado há

Localizada a 90 km de Palmas, a cidade de Monte do Carmo atraiu os olhares de centenas de tocantinenses que participaram no final de semana das programações do 1º Encontro de Folias e Foliões de Monte do Carmo. O evento foi realizado junto com o 2º Festival Cultural. As festas celebraram os 280 anos de história do município e os 58 anos de emancipação.

O 1º Encontro de Folias e Foliões de Monte do Carmo aconteceu de forma híbrida na Praça Alexandrino Pinto Cerqueira e foliões de diversas cidades. Apresentações culturais de suça, tambor, vena, catira, caixa e viola, que são típicas e folclóricas do estado, aconteceram no local. A transmissão ao vivo teve a estreia de sete mini documentários, que retratam os principais elementos da tradição da folia, que é transmitida por gerações em todo o Tocantins. Durante as celebrações, os participantes acompanharam shows online e ao vivo e corte do bolo que celebrou os 280 anos de fundação do município de 8 mil habitantes.

Mini Documentários

Os elementos que compõem a religiosidade e a cultura popular da Folia Do Divino Espírito Santo em Monte do Carmo foram destaques nos mini documentários apresentados durante o Encontro de Folias, que também podem ser acessados no Youtube, pela página oficial do evento.

Para o produtor cultural, Diego Britto, diretor dos documentários, os curtas-metragens que levam como tema Congo, Taieiras, Suça e Tambor, Pandeiro, Caixa, Viola e Bolos auxiliarão na divulgação e no fortalecimento das tradições. "Cada festejo, seja ele Divino, Reis, Nossa Senhora do Rosário, tem sua representatividade. Mostrar isso em forma de documentários acabou surgindo naturalmente durante o processo das oficinas, pois irá auxiliar a propagar essa cultura única e rica de Monte do Carmo", descreve Diego Britto.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias