Política Luto na Política

Iris Rezende: conheça a história do principal político de Goiás

√ćris come√ßou sua vida pol√≠tica como vereador de Goi√Ęnia em 1959. E faleceu nesta madrugada, depois de complica√ß√Ķes em seu estado de sa√ļde.

Por Mariane de Faria

09/11/2021 às 16:09:25 - Atualizado h√°
Íris Rezende, ex governador do estado de Goías

√ćris Rezende Machado nasceu em Cristianópolis, Goi√°s em 1933 e se tornou o mais tradicional pol√≠tico do estado. Come√ßou sua vida pol√≠tica como vereador de Goi√Ęnia, e de l√° para c√° ocupou diversos cargos como: prefeito, deputado, governador, senador e ministro. Se formou em Direito, pela Universidade Federal de Goi√°s.


Após 60 anos de vida p√ļblica, √ćris faleceu em decorr√™ncia de um AVC na capital goiana. O ex-governador coleciona conquistas pol√≠ticas no estado de Goi√°s e também a n√≠vel nacional. O mutir√£o das 1000 casas e o enorme apoio ao movimento de redemocratiza√ß√£o do Brasil depois da ditadura militar, s√£o alguns dos feitos deste √≠cone.

Em 1959, aos 25 anos, foi eleito vereador da cidade de Goi√Ęnia, como candidato mais jovem eleito pela capital e com o maior n√ļmero de votos. Em 1962, foi eleito deputado estadual pelo estado de Goi√°s, repetindo a peripécia de ser o mais votado.


Em 1964, a ditadura militar tomou conta do pa√≠s e, ao mesmo tempo, √ćris se candidatou a prefeito de Goi√Ęnia. Ganhou a elei√ß√£o contra um militar, Juca Ludovico, e fez tanto sucesso como prefeito que os militares o convidaram para participar do partido Arena. Convite este que o pol√≠tico recusou, o que resultou em sua cassa√ß√£o como prefeito, em 1969, perdendo assim seus direitos pol√≠ticos por 10 anos.

Depois de ser cassado pela ditadura, Iris seguiu carreira como advogado. Com o enfraquecimento da ditadura, Iris decidiu retornar à pol√≠tica e filiou-se ao Partido do Movimento Democr√°tico Brasileiro, o PMDB.

Iris tomou posse de seu novo cargo p√ļblico, como governador, no come√ßo de 1983. Venceu a elei√ß√£o com quase 70% dos votos.


Em 1984, √ćris Rezende, ent√£o governador de Goi√°s, discursou no primeiro com√≠cio em prol do movimento das Diretas J√°, que aconteceu em Goi√Ęnia. Ele foi um grande pilar para o processo de redemocratiza√ß√£o do Brasil e isso deu proje√ß√£o nacional a sua carreira pol√≠tica.

Com o final do seu mandato como governador, ele foi convidado a ser ministro do governo de José Sarney. Ocupou o cargo de 1986 até 1990, quando se candidatou novamente ao governo de Goi√°s e venceu.


No ano de 1995, √ćris se elegeu Senador e ocupou o cargo até 2003. Nesse meio tempo também foi Ministro da Justi√ßa (1997/1998), no governo de Fernando Henrique Cardoso. √ćris, ainda foi prefeito de Goi√Ęnia mais tr√™s vezes: em 2004, 2008 e 2016. Poderia ter se candidatado a reelei√ß√£o em 2020, mas anunciou sua aposentadoria da vida p√ļblica.

Mutir√£o Popular


A história do mutir√£o das 1000 casas é famosa pelo Brasil, tudo come√ßou na prefeitura da capital goiana, quando o próprio √ćris constru√≠a casas junto com a popula√ß√£o. Isso se estendeu ao estado inteiro. Quando √ćris Rezende foi governador do estado de Goi√°s, ele cedeu o material para a constru√ß√£o de mil casas populares e organizou um mutir√£o para tal. Foram constru√≠das 1000 casas em um dia e isso lhe rendeu um espa√ßo no livro mundial dos recordes "Guiness Book".

Morte


√ćris Rezende faleceu na noite do dia 09 de novembro, em decorr√™ncia de complica√ß√Ķes depois de Acidente Vascular Cerebral (AVC), na UTI de um hospital em Goi√Ęnia, onde j√° estava internado a cerca de tr√™s meses.

O pol√≠tico contribuiu grandemente para o desenvolvimento do estado da cidade de Goi√Ęnia e do estado de Goi√°s e ser√° sempre lembrado pelos goianos.

Comunicar erro
GG Notícias

© 2022 GG Notícias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Notícias