Cidades Amor Perfeito

Natividade (TO): conheça a história do biscoito amor perfeito

A fécula da raiz de mandioca - também chamada de tapioca -, leite de coco, açúcar refinado, manteiga de leite e uma pitadinha de sal são os poucos ingredientes que compõem o biscoito que virou documentário em 2018.

Por GG Notícias

24/11/2021 às 17:00:00 - Atualizado há

Um dos símbolos do Tocantins, o biscoito amor perfeito, conquista o paladar de todos que o experimentam. Os tocantinenses são apaixonados e todo turista que passa por aqui também adora!

Com formato de coroa, a delicadeza desse biscoito impressiona, e o sabor é inconfundível. A fábrica fica localizada em Natividade, uma das cidades históricas do Tocantins. E foi lá, no meio de tanta história que Ana Benedita, ou simplesmente Tia Naninha, começou a produzir a iguaria. Segundo ela, a receita foi herdada da mãe.


A mãe de Tia Naninha fazia o biscoito apenas para sua família, mas hoje é o que sustenta a todos. Na fábrica familiar com 14 funcionários, é que Tia Naninha comanda a produção dos biscoitos amor perfeito e comercializa para o estado inteiro e ainda vai pra Goiás e Distrito Federal.

Os fornos à lenha utilizados por Tia Naninha já são centenários e sem pretensão de troca, pois segundo ela, eles são melhores. E o grande diferencial dessa mulher é que ela não esconde a receita, que diz não ter segredo. Para quem quiser aprender, ela passa a receita e ensina passo a passo.


A fécula da raiz de mandioca - também chamada de tapioca -, leite de coco, açúcar refinado, manteiga de leite e uma pitadinha de sal são os poucos ingredientes que compõem o biscoito que virou documentário em 2018. O Documentário Amor Perfeito conta a história do casal de Natividade que produz o biscoito que se tornou patrimônio cultural e imaterial do Tocantins.

Mais de 4 mil biscoitos são feitos por dia, mas mesmo com toda a fama, a produção se mantém de forma artesanal, manualmente, em gamelas de madeira, sem máquinas, sem luxo.


Tia Naninha diz que para aprender a fazer o biscoito tem que ir até Natividade, então pode pegar a estrada e anotar tudinho. Boa Sorte!

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias