Cidades História de Palmas

Galeria Wilson Vaz: conheça a história desse prédio tradicional de Palmas

A galeria já foi considerada o shopping da capital.

Por GG Notícias

25/11/2021 às 17:25:20 - Atualizado há

Fundada em 1992, a Galeria Wilson Vaz foi o primeiro prédio comercial de Palmas. Localizada na quadra 104 sul, região central da cidade, a galeria fica aonde foi planejado ser uma área de calçadão somente para pedestres. Projeto esse que ficou somente no papel, até os dias de hoje.

O prédio com três pavimentos possui 284 salas para aluguel, e no início da história da capital era ponto de encontro dos palmenses até mesmo para fazer ligações no único orelhão da cidade.


As primeiras galerias nascem em área centrais muito densas, onde não há espaço para novas lojas, e a abertura do interior das quadras possibilita o aumento do perímetro de lojas sem aumento da área urbana. Situação completamente oposta à cidade de Palmas, que estava começando seu comércio.

Mas na Galeria Wilson Vaz se encontrava tudo que precisava em Palmas na época: costureira, sapateiro, chaveiro, contador, lojas e bares. E até hoje é assim, o mix de estabelecimentos acontece por ali.

A galeria teve seu apogeu entre 1992 até 2006, quando o comércio na capital começou a se expandir. O centro comercial foi o principal até o ano de 1996, quando abriram os primeiros shoppings: Palmas Shopping e Free Shopping.


A ocupação atual da galeria se concentra em 66 salas ocupadas no térreo, 37 são de acesso externo. A principal fachada (norte) é a que faz frente a movimentada avenida LO-3, que vêm apresentando um interessante mix de atividades, com uma crescente oferta em usos gastronômicos, similares ao que estão sendo ocupados ao longo do eixo da avenida. A fachada sul também está ocupada predominantemente por usos de alimentação.

Internamente, as 29 lojas ocupadas estão especializadas em ateliês de corte/costura, bordados, jalecos além de barbearia, sapateiro, escritório de contabilidade e carimbos.


Atualmente os aluguéis das salas têm o preço variando entre R$ 600 a R$ 3000, a depender da localização da sala dentro ou fora da galeria.

A atual Galeria Tukana foi interditada em 2019 para reparos na sua estrutura e atualmente encontra-se em pleno funcionamento.

Com tantos comércios que essa Galeria pioneira de Palmas nos oferece, vale a pena fazer uma visitinha não é mesmo?

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias