Política

Morre Brito Miranda aos 87 anos

Por Fernanda Cappellesso

25/12/2021 às 19:37:14 - Atualizado h√°

José Edmar Brito Miranda, conhecido como Brito Miranda, morreu neste s√°bado (25), feriado de Natal, em um hospital de S√£o Paulo. Ele era pai do ex-governador do Tocantins, Marcelo Miranda. Brito foi internado no início deste m√™s de dezembro, na UTI de um hospital particular de Palmas, após sofrer um pico de press√£o. L√° ele passou por um cateterismo, mas a informa√ß√£o era de que o estado de saúde dele era est√°vel.


No dia 19 foi transferido pela Benefic√™ncia Portuguesa de S√£o Paulo, onde estava intubado, com problemas sérios no cora√ß√£o. Contraiu uma bactéria e n√£o resistiu após uma parada cardíaca. A morte ocorreu por volta das 16h. "Envolvida com os tr√Ęmites para traslado do corpo, a família ainda n√£o confirmou onde ele ser√° sepultado e enterrado", informou nota enviada pela assessoria de imprensa de Marcelo Miranda.


Biografia

José Edmar de Brito Miranda é um dos personagens mais curiosos da história política do estado. Apesar de nunca ter ocupado cargos eletivos pelo Tocantins, ele era conhecido pela atua√ß√£o nos bastidores e exerceu enorme influ√™ncia sobre a trajetória e sobre os governos do filho, Marcelo, que foi tr√™s vezes governador.

Brito, como é chamado informalmente, é natural da cidade de Pedro Afonso e foi deputado estadual por Goi√°s quando a divis√£o do território ainda n√£o tinha acontecido e o Tocantins era o norte goiano. Entre os anos 1960 e 1990 ele esteve presente na Assembleia Legislativa de Goi√°s por quatro mandatos e chegou a presidir a casa entre 1990 e 1991.

No Tocantins ocupou várias vezes cargos de confiança dentro do Poder Executivo. No fim dos anos 1990 se aproximou de Siqueira Campos e se tornou Secretário de Governo durante a gestão dele em 1999, logo em seguida, mudou para a Secretaria de Infraestrutura.

Naquele período, Brito e Siqueira eram considerados políticos próximos e aliados. Em 2002, Siqueira Campos escolheu Marcelo Miranda, o filho de Brito, para ser o candidato da situa√ß√£o à sucess√£o ao governo. Marcelo venceu a elei√ß√£o, mas a alian√ßa entre os Miranda e os Siqueira acabou n√£o sobrevivendo ao primeiro mandato. Na elei√ß√£o seguinte, em 2006, Marcelo e Siqueira se enfrentaram nas urnas e o primeiro saiu vencedor.


Ao longo dos tr√™s mandatos de Marcelo, Brito Miranda ocupou cargos no primeiro escal√£o. Ele é advogado de forma√ß√£o e j√° atuou como promotor de Justi√ßa. Na equipe de Marcelo, foi Secret√°rio de Infraestrutura por anos e sempre foi considerado um dos principais articuladores da gest√£o e uma pessoa a quem o ent√£o governador ouvia antes de tomar decis√Ķes importantes.

Comunicar erro
GG Notícias

© 2022 GG Notícias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Notícias