Política

Morre Brito Miranda aos 87 anos

Por GG Notícias

25/12/2021 às 19:37:14 - Atualizado há

José Edmar Brito Miranda, conhecido como Brito Miranda, morreu neste sábado (25), feriado de Natal, em um hospital de São Paulo. Ele era pai do ex-governador do Tocantins, Marcelo Miranda. Brito foi internado no início deste mês de dezembro, na UTI de um hospital particular de Palmas, após sofrer um pico de pressão. Lá ele passou por um cateterismo, mas a informação era de que o estado de saúde dele era estável.


No dia 19 foi transferido pela Beneficência Portuguesa de São Paulo, onde estava intubado, com problemas sérios no coração. Contraiu uma bactéria e não resistiu após uma parada cardíaca. A morte ocorreu por volta das 16h. "Envolvida com os trâmites para traslado do corpo, a família ainda não confirmou onde ele será sepultado e enterrado", informou nota enviada pela assessoria de imprensa de Marcelo Miranda.


Biografia

José Edmar de Brito Miranda é um dos personagens mais curiosos da história política do estado. Apesar de nunca ter ocupado cargos eletivos pelo Tocantins, ele era conhecido pela atuação nos bastidores e exerceu enorme influência sobre a trajetória e sobre os governos do filho, Marcelo, que foi três vezes governador.

Brito, como é chamado informalmente, é natural da cidade de Pedro Afonso e foi deputado estadual por Goiás quando a divisão do território ainda não tinha acontecido e o Tocantins era o norte goiano. Entre os anos 1960 e 1990 ele esteve presente na Assembleia Legislativa de Goiás por quatro mandatos e chegou a presidir a casa entre 1990 e 1991.

No Tocantins ocupou várias vezes cargos de confiança dentro do Poder Executivo. No fim dos anos 1990 se aproximou de Siqueira Campos e se tornou Secretário de Governo durante a gestão dele em 1999, logo em seguida, mudou para a Secretaria de Infraestrutura.

Naquele período, Brito e Siqueira eram considerados políticos próximos e aliados. Em 2002, Siqueira Campos escolheu Marcelo Miranda, o filho de Brito, para ser o candidato da situação à sucessão ao governo. Marcelo venceu a eleição, mas a aliança entre os Miranda e os Siqueira acabou não sobrevivendo ao primeiro mandato. Na eleição seguinte, em 2006, Marcelo e Siqueira se enfrentaram nas urnas e o primeiro saiu vencedor.


Ao longo dos três mandatos de Marcelo, Brito Miranda ocupou cargos no primeiro escalão. Ele é advogado de formação e já atuou como promotor de Justiça. Na equipe de Marcelo, foi Secretário de Infraestrutura por anos e sempre foi considerado um dos principais articuladores da gestão e uma pessoa a quem o então governador ouvia antes de tomar decisões importantes.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias