Opinião Dicas

Engenheira civil de sucesso mostra o caminho das pedras para quem quer iniciar carreira autônoma

Em entrevista para a Feicon, Engenheira Leila Brito fala das oportunidades do mercado para engenheiros autônomos e dá dicas específicas sobre prospecção de clientes, precificação e marketing para uma carreira autônoma bem-sucedida

Por Assessoria de Imprensa

22/05/2021 às 08:19:02 - Atualizado há

Com mais de dez anos de atuação como autônoma, a engenheira civil, professora e palestrante Leila Brito, compartilhou suas experiências como profissional independente na live "Sucesso no trabalho autônomo", disponível no Instagram da Feicon.

Leila é especializada em projetos imobiliários e está habituada a desenvolver todas as etapas do processo, incluindo regularizações. Ela também orienta estudantes de engenharia e mantém um perfil ativo nas redes sociais para abordar assuntos relacionados à área.

Na conversa, a especialista contou como iniciou a trajetória como autônoma e deu dicas para quem pretende criar a própria empresa em uma entrevista leve e objetiva, conduzida por Lúcia Mourad, gerente da Feicon. Confira alguns pontos de destaque:

Por onde começar?

Segundo Leila, o primeiro passo é identificar o nicho de atuação. Como engenheira civil, ela acredita que a regularização de imóveis é um bom início para os recém-formados. "A atividade é ótima para quem está iniciando, uma vez que envolve construções que já estão prontas. Ou seja, é mais fácil fazer um projeto que já está dimensionado. Além disso, o tipo de trabalho ajuda a ganhar experiência e segurança" destacou.

"Comecei com a regularização de imóvel, depois fiz um projeto pequeno de 50 m², em seguida de 100 m², 150 m², e logo estava trabalhando em regularização de casas e lotes, ampliação e reforma. Em dois anos como profissional eu já desenvolvia projetos do zero, desde a fundação, parte hidráulica, de bombeiros, até a documentação", continuou.

Para quem não pensa em começar com a regularização, Leila apresentou alternativas. A vistoria de entrega de apartamentos e o desenvolvimento de projetos simplificados de corpo de bombeiros são algumas. A última, inclusive, foi destacada por ela na entrevista como um campo promissor por ser um trabalho rápido e de boa rentabilidade, e por faltarem profissionais especializados no mercado.

Ferramentas para o trabalho

A engenheira apontou, entretanto, que uma das vantagens de começar pela regularização de imóveis é a possibilidade de trabalhar com um computador simples, sem a necessidade de softwares avançados com compartilhamento de sistemas, ou que geram imagens em 3D. "É comum os recém-formados acharem que precisam entender de todos os programas de engenharia para fazer projetos. Não é bem assim. Minha dica é escolher um, aprender e explorar todos os seus recursos", afirmou.

Parcerias

Na hora de ampliar a atuação, criar uma rede de relacionamentos ajuda a aumentar o número de projetos. "Parcerias com corretores e advogados são boas conexões. No primeiro caso, o corretor pode vender para os clientes, terrenos com projetos já inclusos. No segundo, sempre há processos envolvendo heranças ou inventários de imóveis não regularizados e que precisam da atuação de engenheiros", finalizou.

A entrevista ainda trouxe assuntos como a importância das redes sociais na divulgação dos trabalhos, como fazer a precificação de projetos e o processo de abertura da empresa (CNPJ). Para conferir na íntegra, acesse www.instagram.com/p/CO0c1udlV3z/

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias