Sa√ļde Sa√ļde

Com gripe e Covid em alta, veja 6 dicas para se proteger

Por Assessoria de Imprensa

11/01/2022 às 09:12:21 - Atualizado h√°

É bem difícil n√£o conhecermos alguém que esteja com gripe ou Covid-19 — o número de casos no país explodiu e n√£o para de crescer. Muitas cidades j√° anunciaram o cancelamento do carnaval com o temor de que os hospitais voltem a ficar lotados com doentes.


Como, basicamente, gripe e Covid s√£o doen√ßas respiratórias, os meios de preven√ß√£o s√£o praticamente os mesmos.


1. Use m√°scara

Sim. A m√°scara virou um acessório praticamente obrigatório desde a Covid-19. Como protege o nariz e a boca, a m√°scara ajuda a evitar a transmiss√£o de gripe, Covid e resfriados. Mas essa prote√ß√£o só funciona se a m√°scara estiver cobrindo boca e nariz por completo — nada de puxar a m√°scara para baixo ao falar ou deixar o nariz descoberto.

2. Evite aglomera√ß√Ķes

Manter o distanciamento também ajuda a reduzir as chances de contrair gripe e Covid. Como s√£o doen√ßas que se transmitem por meio de gotículas que saem da boca, quanto mais distante estiver de pessoas, menor ser√° o risco de transmissibilidade. Evite ficar em locais aglomerados. A Ômicron, nova variante da Covid, é altamente contagiosa — e tem sido o grande motivo do cancelamento de eventos, viagens mundo afora e também da alta procura de pacientes em hospitais.


3. Lave as mãos com frequência

Em qualquer situa√ß√£o, a higiene das m√£os protege nosso corpo de v√°rias doen√ßas. Quando o assunto s√£o doen√ßas respiratórias, lavar as m√£os é fundamental para a prevenir o cont√°gio. Em geral, a transmiss√£o do vírus da gripe ou da Covid acontece quando as m√£os contaminadas tocam a mucosa da boca, do nariz ou dos olhos. Por isso, quando estiver em público, evite, ao m√°ximo, ficar tocando os olhos, o nariz e boca. Lavar as m√£os pode interromper a transmiss√£o dos vírus.

4. Esteja em dia com a vacina da Covid e da gripe

Felizmente, a quantidade de mortes por Covid caiu bastante desde o início da pandemia. Isso porque as pessoas est√£o tomando a vacina. Quase 70% da popula√ß√£o brasileira j√° tomou as 2 doses da doen√ßa, mas a quantidade de quem tomou a dose de refor√ßo ainda é baixa. Portanto: mantenha a vacina em dia. A vacina√ß√£o é a maneira mais eficaz de evitar evolu√ß√£o para quadros graves da doen√ßa.


5. Quando procurar um médico?

Se mesmo com todos os cuidados voc√™ apresentar sintomas como febre alta e dificuldade para respirar, hidrate seu corpo, e saia de casa apenas para ir a uma unidade de saúde.


6. N√£o compartilhe Fake News

Fake News colocam em risco a vida das pessoas e s√£o um crime no Brasil. Compartilhar notícia falsa pode matar. Basta ver que, segundo as autoridades sanit√°rias, a maioria das mortes recentes por Covid acometeu pessoas que n√£o tinham tomado a vacina. Por isso, tente checar a informa√ß√£o consultando sites confi√°veis, seja de veículos de comunica√ß√£o ou órg√£os oficiais.

Comunicar erro
GG Notícias

© 2022 GG Notícias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Notícias