Cidades Gastronomia

Tocantins: conheça os principais pratos da culinária do estado

A gastronomia tocantinense é recheada de delícias. Confira!

Por GG Notícias

11/01/2022 às 10:54:24 - Atualizado há

O Tocantins, antigo norte do Goiás, é o estado mais jovem da federação, mas possui muita história e costumes típicos. Os tocantinenses e os goianos dividem tradições e hábitos alimentares.

Com a criação do novo estado, vieram pessoas de vários lugares do Brasil, por isso as mais diversas culturas se misturam no Tocantins. A culinária tocantinense contém muitas delícias e matérias primas específicas da região.

Nesse roteiro, listamos os principais pratos da gastronomia do Tocantins para dar aquela fome. Vamos nessa?


Peixe assado na folha de Bananeira


O peixe preferido para essa receita é o Tucunaré, um peixe regional. Tu se resume a preparar uma folha de bananeira para receber o peixe, temperar o peixe e adicionar cebola, tomate e cheiro verde no seu interior. Aí é só enrolar o Tucunaré na folha de bananeira e colocar para assar. Fica uma delícia!


Chambari

Também conhecido como osso buco, o Chambari é a parte do músculo bovino com osso. A carne é bem cozida com temperos, finalizada com cheiro verde e servida em geral com arroz, feijão e salada. Para quem gosta de farinha de puba, é um adicional que combina perfeitamente.


Paçoca de Carne de Sol

Essa iguaria tocantinense não poderia ficar de fora da lista. Com poucos ingredientes: farinha, carne de sol frita no óleo bem quente e alho, tudo é socado no pilão e se transforma na queridinha paçoca de carne de sol. Era uma comida tradicional dos viajantes, porque tem grande prazo de validade.


Galinha Caipira

Nada mais saboroso e encantador do que a galinha, ou frango caipira, presente em praticamente todos os restaurantes do Jalapão, Serras Gerais e outras regiões tocantinenses.

Preparar esta delícia tem sua ciência, começa com o modo de limpar, cortar e temperar. Não pode faltar açafrão, alho, cebola, cheiro verde. O pequi é um adicional que agrada aos paladares do Brasil Central. O arroz branquinho, pirão e uma boa pimenta completam o banquete!

Pequi


O fruto típico do cerrado é muito apreciado pelos tocantinenses. Ele pode ser consumido sozinho, cozido com os temperos de sua preferência, ou ser servido com arroz, galinha caipira, galinhada, feijão e muitas outras opções.


Peixe no Leite Côco Babaçu

Outra especialidade tocantinense é o peixe no leite de coco babaçu. Essa receita é preparada com caris, cheiro-verde, tomate, cebola, pimenta de cheiro e leite do coco babaçu. Depois dos caris limpos, o peixe é colocado para ferver junto com os temperos para formar um molho. Depois disso, é acrescentado o leite de coco, sempre mexendo para não talhar.


Feijão Tropeiro

Esse prato veio como um costume de outras regiões do Brasil, mas hoje faz parte da culinária tocantinense com certeza. Uma receita que não apresenta dificuldade no seu preparo, é uma maravilha com um espetinho de carne assada. Mas pode ser consumido sozinho!


Amor Perfeito


?De sobremesa pode investir em algumas unidades desse biscoito que é um sucesso do Tocantins. A fécula da raiz de mandioca - também chamada de tapioca -, leite de coco, açúcar refinado, manteiga de leite e uma pitadinha de sal são os poucos ingredientes que compõem o biscoito que virou até documentário.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias