Cidades História de Palmas

Palmas (TO): conheça a história da Praça da Árvore

O local é muito apreciado pelos palmenses.

Por GG Notícias

17/01/2022 às 11:18:05 - Atualizado há

A Praça da Árvore fica na quadra 204 norte em Palmas, a capital mais jovem do Brasil. Ela é muito conhecida, mas talvez ninguém mais lembre do nome dessa praça. Hoje se chama Parque dos Povos Indígenas, mas o local é antigo conhecido dos palmenses.

Ela tem uma super importância histórica, que talvez poucos conheçam. Segundo relatos, foi na Praça da Árvore, sob a sombra de uma fava de bolotas que o primeiro governador do Tocantins José Wilson Siqueira Campos, decidiu de fato pela criação de Palmas.


Depois desse tempo, a praça ainda era ponto de encontro dos moradores da capital tocantinense. Até passar por momentos de abandono, o local ficou sem iluminação e virou ponto de encontro de marginais.

Em 2008 passou ganhou um sistema de iluminação novo e uma exposição de artes. Na praça sempre teve um quiosque, onde já funcionaram diversos estabelecimentos que serviam comidas e bebidas para os visitantes.

A antiga Praça da Árvore já foi palco de shows e eventos de vários segmentos. Até que em 2017 começou a transição para o que hoje chamamos de Parque dos Povos Indígenas (PPI).


O Parque é considerado um legado dos Jogos Mundiais Indígenas, que a primeira edição aconteceu em Palmas, no ano de 2015. Possui hoje pista profissional de skate (600m²), quatro quadras de areia para vôlei, futevôlei, badmington e peteca com arquibancada. Academias ao ar livre, redário, quadra para prática de slackline. Além de banheiros, estacionamentos, bicicletário e a tradicional pista de caminhada e ciclismo com 2km de extensão.


É um local muito apreciado pelos palmenses, principalmente os moradores da região norte. Ainda conta com uma feirinha de comidas a noite, onde tem espetinho, caldo, pamonha, milho assado e mais.


O PPI buscou homenagear os povos originários do Brasil, e acabou ainda beneficiando e muito a população de Palmas. Vale a pena conhecer mais esse cartão postal da nossa capital!


Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias