Tocantins Educação

Na ATM, prefeitos e representantes de 16 Municípios discutem com SEDUC novas ofertas de cursos superiores à distância

A ação faz parte do programa federal Universidade Aberta do Brasil.

Por Assessoria de Imprensa

27/01/2022 às 15:13:54 - Atualizado há

Nesta quarta-feira, 26, a Associação Tocantinense de Municípios (ATM), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (SEDUC), promoveu reunião em suas dependências com prefeitos e representantes de 16 municípios tocantinenses para apresentarem e discutirem a articulação de novas ofertas de cursos superiores à distância desenvolvidos em polos educacionais em diversas regiões do estado do Tocantins.

Cursos superiores em Licenciaturas, além de outros em áreas como Administração, Gestão Pública, já são ofertados em polos educacionais nos Municípios, por meio de parceira que envolve o Ministério da Educação, as prefeituras e a SEDUC – essa última representada pela Gerência de Educação à Distância (GEaD). A ação faz parte do programa federal Universidade Aberta do Brasil, e para os próximos quatros anos (2022/2025) estão sendo ofertadas 2.200 vagas.

"Com a discussão, queremos buscar fortalecer essas unidades que levam Ensino Superior aos Municípios, inclusive alguns deles sem universidades públicas ou privadas presentes, além de fomentar a instalação de novos polos em Municípios, bem como de novas graduações", disse o presidente da ATM e prefeito de Talismã, Diogo Borges.

Polos – Atualmente, 16 Municípios estão ativos em oferta de Ensino Superior: Alvorada, Araguaína, Araguacema, Araguatins, Arraias, Dianópolis, Cristalândia, Formoso do Araguaia, Guaraí, Gurupi, Mateiros, Miracema, Palmas, Pedro Afonso, Porto Nacional e Taguatinga. Ainda, mais três polos estão autorizados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) a ofertarem os cursos à distancia: Colinas do Tocantins, Paraíso do Tocantins e Xambioá.

Os cursos ofertados são: Administração, Agronegócio, Biblioteconomia, Biologia, Física, Gestão Pública, Letras, Matemática, Música, Pedagogia e Química. São mais de 1.400 alunos cursando graduações, além de 200 estudantes em cursos profissionalizantes e 130 em especialização docente.

Presenças – Além do presidente da ATM, estiveram presentes o secretário Executivo da SEDUC, Edinho Fernandes, os prefeitos José Salomão (Dianópolis) e Pastor João (Mateiros), além de representantes dos demais Municípios e membros da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Tocantins (Undime/TO).

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias