Cidades Criação do Estado

História do Tocantins: saiba como foi o processo de divisão de Goiás que resultou na criação do estado

Você sabia que o estado de Goiás e Tocantins já foram um só? Isso mudou na década de 1980. Nós vamos te contar essa história!

Por GG Notícias

29/01/2022 às 09:43:46 - Atualizado há

O Antigo Norte de Goiás, com a descoberta de grandes jazidas de minério na região, passou a ser conhecido como uma das áreas que mais produzia ouro da capitania. Mas depois da queda da mineração virou sinônimo de atraso, um lugar sem estrutura, abandonado, em relação ao restante do estado.

A situação se estendeu até a década de 1980, quando, mais especificamente em 87 começaram as movimentações de lideranças políticas para a divisão do estado de Goiás em dois. O norte do estado goiano agora seria chamado de Tocantins.

Após a coleta de mais de 80 mil assinaturas populares, a Assembleia Constituinte recebeu o documento como reforço à proposta de criação do estado do Tocantins. Ao mesmo tempo foi criado o "Comitê Pró-Criação do Estado do Tocantins" que conquistou importantes adesões para a causa separatista.




"O povo nortense quer o Estado do Tocantins. E o povo é o juiz supremo. Não há como contestá-lo", reconhecia o governador de Goiás na época, Henrique Santilo.

O então deputado estadual, e relator da subcomissão dos estados, José Wilson Siqueira Campos, redigiu e entregou ao presidente da casa a fusão de emendas criando o novo estado. Essa foi lida e aprovada no mesmo dia pela Assembleia Legislativa do estado de Goiás.

Então, no dia 5 de outubro de 1988 nasceu o mais novo estado da federação brasileira: o Tocantins, antigo norte de Goiás. A primeira eleição do estado recém-criado foi em 15 de novembro do mesmo ano.




Hoje, com 33 anos, o Tocantins conta com 139 municípios e quase 1,5 milhão de habitantes. Sua capital, Palmas foi planejada e é muito bonita, com avenidas largas, ruas muito arborizadas. É cercada pela Serra do Carmo e por um lago gigante.




O estado mais novo do país possui lugares de beleza estonteante, que valem ser visitados, além de riquezas naturais imensuráveis. Para quem ainda não conhece, é um prato cheio para o turismo!




*com informações do site do Governo do Estado do Tocantins

Imagens: reprodução

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias