Geral Dica

Descubra se seu CPF está sendo usado por terceiros. Veja como!

O Banco Central disponibilizou um sistema que consegue verificar se há tentativas ou realizações de transações bancárias fraudulentas em seu nome

Por GG Notícias

16/02/2022 às 14:00:00 - Atualizado há
Fraudes com CPF têm sido um dos crimes cibernéticos mais comuns hoje. (Foto: divulgação)

Sabia que dá para descobrir se alguém não autorizado está utilizando o seu CPF indevidamente?

Para reduzir os prejuízos provocados por golpes online, o Banco Central disponibilizou um sistema que consegue verificar se há tentativas ou realizações de transações bancárias fraudulentas em seu nome.

A consulta é feita através do Registrato, uma ferramenta lançada em 2014 e que vem ganhando mais funcionalidades desde o ano passado, com as regras da nova Lei de Proteção de Dados (LGPD).

Além dessa função, o Registrato também permite outras consultas financeiras. A partir do site você tem controle de financiamentos, cheques devolvidos, verificar as chaves PIX cadastradas em seu nome e dados sobre operações de câmbio e transferências internacionais.


Como fazer a consulta?

Para realizar a consulta, você precisa ter uma conta cadastrada no Gov.br, que é um sistema único de consultas documentais do Governo Federal. Se ainda não tem seu cadastro, faça aqui.

Com o cadastro do Gov.br, você acessa página de login do Registrato, faz o login e gera o relatório de dívidas abertas.

O sistema do Banco Central permite verificar se alguém está tentando usar o seu nome para fazer compras.

O próprio site fornece uma lista de empresas que possuem débitos registrados no seu nome e, a partir dessa informação, você poderá analisar cada um para averiguar se há dívidas não reconhecidas.

A indicação do Banco Central é que, caso haja essa identificação, você procure a instituição devedora para entender melhor sobre os valores e as compras realizadas indevidamente.

Fonte: Só Notícia Boa
Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias