Cidades Turismo

Tocantins: saiba para onde viajar no feriado carnaval

Dentro do estado existem destinos belíssimos.

Por GG Notícias

25/02/2022 às 11:40:02 - Atualizado há
Tocantins: saiba para onde viajar no feriado carnaval. (Foto: divulgação)

O carnaval de 2022 ainda está sendo afetado pela pandemia. Com a maioria dos eventos públicos do estado cancelados e poucas festas previstas, os foliões estão sem destino.

Que tal organizar uma viagem aqui dentro do Tocantins mesmo? O estado possui belezas naturais de tirar o folego, águas abundantes e tudo bem pertinho de casa.

Com certeza, o Jalapão é o destino mais famoso do estado, mas para viajar para lá é necessário reservar com antecedência, pois a procura é enorme.

Acompanhe a lista que fizemos com 5 destinos para viajar no feriado carnaval, no estado mais jovem do país:


#1 Aurora


O nome da cidade, a 535 km de Palmas, se justifica com um fato curioso: é a única do Tocantins onde o sol chega por último, nascendo mais tarde devido às elevações rochosas das Serras Gerais. Pequenina, carrega consigo 280 cavernas e grutas catalogadas, dunas, cachoeiras e montanhas, além do menor rio do mundo, chamado de Rio Azuis. Poderia ser também o mais hipnotizante, pois suas águas intensamente azuis turquesa e cristalinas são irresistíveis


#2 Natividade


Folclórica, a cidade a 200 km de Palmas tem uma veia religiosa importante, com festejos enormes como a Romaria de Nosso Senhor do Bonfim e a Festa do Divino Espírito Santo. Seu charme fica por conta do belo conjunto arquitetônico tombado, que lembra algumas cidades mineiras, inclusive em sua origem.

A história é marcada pelo ciclo do ouro, em meados de 1734, que deixou como legado a ourivesaria primorosa e a conservação de locais como as ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Praias fluviais, trilhas, piscinas naturais cristalinas e cachoeiras de médio e pequeno porte entre paredões rochosos complementam suas atrações.


#3 Arquipélago do Tropeço


Sabia que Tocantins detém o terceiro maior arquipélago fluvial do mundo? Com mais de 366 ilhas espalhadas pelo Rio Tocantins, o arquipélago surpreende por suas águas multicolores, indo do verde ao azul e até ao prateado, dependendo da exposição a luz, que chegam às lagoas, canais e rios. Os turistas desfrutam de praias fluviais, atividades de aventura, acampamento e pesca esportiva.


#4 Ilha do Bananal


Fazendo divisa com o Pará, Mato Grosso e Goiás, a ilha não tem nada de pequena, muito pelo contrário, é a maior ilha fluvial do mundo, com 2 milhões de hectares, que abrigam ainda o Parque Nacional do Araguaia. Sua fauna e flora composta por lagos, igapós, rios e riachos formam um santuário ecológico, estabelecido em 1989, e também uma importante aldeia indígena, das etnias Javaés e Karajá. Na época das chuvas, entre setembro e março, a região alaga e forma pantanais.

Para acessá-la é necessário autorização dos órgãos federais Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) ou ou da Fundação Nacional do Índio (Funai). Há várias cidades turísticas para visitar: Formoso do Araguaia, Gurupi, Lagoa da Confusão e Peixe, sendo este último um dos principais devido às praias de rio, como a praia da Tartaruga.


#5 Morro do Segredo


O morro está localizado na cidade de Lajeado, a 50 km de Palmas. Quem chega na cidade via TO-O50 logo ver este monumento da natureza, quase às margens da rodovia. O morro é o cartão de entrada de Lajeado e atualmente é uma das principais atrações turísticas da região.

O objetivo do atrativo é chegar ao seu topo e para ter acesso o visitante tem que pagar guias que são credenciados e que conhecem a trilha. Os condutores oferecem todo suporte para os trilheiros fazerem uma boa aventura.


Dica especial do GG Notícias para curtir perto da capital:


Taquaruçu


Pertinho de Palmas, mais precisamente a menos de 30 km de distância, Taquaruçu é uma boa opção para quem não tem tanto tempo disponível de viagem. O distrito de nome indígena abriga mais de 80 cachoeiras de águas frias, como a da Roncadeira, que tem 70 metros de altura e permite rapel. Trilhas, rios e boa infraestrutura ajudam o local a deslanchar dentro do turismo. Os mais corajosos aproveitam para se aventurar na tirolesa Voo do Pontal, uma das mais altas do país.


Bom Carnaval!!!

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias