Tocantins Barbárie

Suposto caso de canibalismo no interior do TO lembra crime parecido em que fígado da vítima foi comido por assassinos em Palmas

Um dos condenados pelo crime afirmou ter retirado o fígado de Diosmar Rodrigues e assado o órgão em uma fogueira antes de comer. Os dois estão em prisão domiciliar.

Por GG Notícias

02/03/2022 às 15:05:02 - Atualizado há
Suposto caso de canibalismo no interior do TO lembra crime parecido em que fígado da vítima foi comido por assassinos em Palmas. (Foto: divulgação)

O assassinato do comerciante Raimundo Nonato Santos Silva no começo dessa semana chocou moradores e até a polícia em Dois Irmãos do Tocantins, no interior do estado. Um dos presos, Rafael Araújo, afirma que os três envolvidos no homicídio arrancaram e comeram pedaços do coração da vítima.

Embora a versão dele dos fatos ainda esteja sob investigação, o caso despertou a memória coletiva para outro crime brutal e com características semelhantes registrado há mais de 10 anos em Palmas: o assassinato do pedreiro Diosmar Rodrigues Amorim.

O crime foi em agosto de 2011, Diosmar foi morto a facadas em uma colônia de pescadores na praia dos Buritis, região sul da capital. Dois homens foram presos, acusados e condenados pelo crime: Paulo César Rodrigues dos Santos e Jacione Costa Dias.

Ao depor sobre o caso, Paulo César Rodrigues afirmou ter comido o fígado da vítima. Ele disse que retirou o órgão e o assou em uma fogueira antes de consumir. Ainda segundo o depoimento, a participação dele no assassinato foi exclusivamente pela oportunidade de praticar canibalismo. Em entrevista para a TV Anhanguera na época ele reafirmou que tinha comido o órgão e afirmou que foi "só um pedacinho". (Veja o vídeo abaixo)

Na época do crime, a conclusão da polícia foi de que Jacione Costa tinha motivações pessoais. O assassinato seria um vingança já que Diosmar teria tido relações sexuais com a mãe e com uma irmã dele. Laudos anexados ao inquérito indicam que o pênis do pedreiro também foi decepado na noite do crime.

Após a morte do homem, o corpo dele foi preenchido com pedras no abdômen e jogado no Lago de Palmas.

Jacione Costa Dias foi condenado em 2015 há mais de 16 anos de prisão pelo caso. Ele cumpriu parte da pena e atualmente está em regime domiciliar. A progressão de pena dele seria para o regime semiaberto, mas como o benefício veio em outubro de 2021, durante a pandemia de Covid-19, o juiz Fabio Costa Gonzaga, da comarca de Guaraí, optou por coloca-lo no regime domiciliar.

O entendimento foi de que por causa do coronavírus o detento não poderia realizar atividades externas e voltar para dormir no presídio, sob risco de contaminar a população carcerária. Mesmo com a melhora da pandemia, o benefício foi mantido porque Jacione Costa vem cumprindo as determinações judiciais.

Já Paulo César Rodrigues dos Santos foi condenado a 12 anos e 20 dias de prisão pelo homicídio em 2018. A conclusão da Justiça foi de que ele não era totalmente responsável pelos próprios atos.

O tempo que ele passou preso aguardando o julgamento conta como cumprimento da pena e por isso ele foi ao regime domiciliar em outubro de 2019 após passar 8 anos, um mês e 29 dias em um presídio.

A legislação brasileira não tem a tipificação penal de 'canibalismo'. Esta circunstância geralmente entra como qualificadora para crimes como homicídio, por exemplo. No caso em investigação em Dois Irmãos, o crime é tratado como latrocínio, porque os três suspeitos invadiram a casa do comerciante para roubar. Cada um deles saiu de lá com R$ 114.

Fonte: G1 TO
Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias