Internacional Guerra

Coreia do Norte dispara míssil balístico intercontinental

A informação foi divulgada pelo presidente sul-coreano Moon Jae-in. Este é o primeiro disparo do tipo desde 2017

Por GG Notícias

26/03/2022 às 06:16:00 - Atualizado há
Kim Jong-un conversa com oficiais durante teste de míssil em janeiro AFP/KCNA - 11.1.2022

A Coreia do Norte disparou um míssil balístico intercontinental (ICBM) nesta quinta-feira (24), disse o presidente sul-coreano Moon Jae-in. A ação marca a primeira vez que Pyongyang lançou uma arma tão poderosa desde 2017.

Essa foi uma "violação da suspensão dos lançamentos de mísseis balísticos intercontinentais prometida por Kim Jong-un à comunidade internacional", disse Moon em comunicado, acrescentando que também é uma violação das sanções da ONU.

"Isso representa uma séria ameaça para a península coreana, a região e a comunidade internacional", disse ele, acrescentando que também é uma "clara violação" das resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

Pyongyang suspendeu oficialmente os testes de longo alcance enquanto o líder Kim Jong-un se engajou em negociações de alto nível com o ex-presidente dos EUA Donald Trump, mas as negociações fracassaram em 2019 e estão paralisadas desde então.

Apesar das duras sanções internacionais, a Coreia do Norte redobrou os esforços para modernizar suas Forças Armadas, testando na semana passada o que analistas dizem ser um "míssil monstro", um novo míssil balístico intercontinental de longo alcance. O foguete explodiu logo após o lançamento.

FONTE: R7

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias