Especial Eleições 2022 Eleição e Tecnologia

Telegram assina adesão ao Programa de Enfrentamento à Desinformação do TSE

O objetivo Ă© garantir a democracia por meio de informação correta à população.

Por A Redação

28/03/2022 às 15:00:00 - Atualizado hĂĄ
Telegram assina adesão ao Programa de Enfrentamento à Desinformação do TSE. (Foto: divulgação)

O Telegram Messenger assinou nesta sexta-feira (25) termo de adesão ao Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação no Âmbito da Justiça Eleitoral, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A finalidade da parceria é combater os conteĂșdos falsos relacionados à JE, ao sistema eletrônico de votação, ao processo eleitoral nas diferentes fases e aos atores nele envolvidos.

Com mais essa parceria, o TSE segue o objetivo e o fim de garantir a democracia por meio de informação correta à população.

O termo de adesão foi celebrado gratuitamente, não implicando compromissos financeiros ou transferĂȘncias de recursos entre o Telegram e o TSE, devendo cada uma das instituições arcar com os custos necessĂĄrios às respectivas participações no Programa.

Pelo termo, o Telegram se compromete a manter o sigilo necessĂĄrio sobre as informações a que tiver acesso ou conhecimento no âmbito do TSE, salvo autorização em sentido contrĂĄrio outorgada pelo Tribunal.


O Programa

O Programa foi instituĂ­do pela primeira vez em agosto de 2019, após a experiĂȘncia de ataques sofridos durante a campanha de 2018, e como forma de se preparar para as Eleições 2020. A parceria entre o TSE e diversas instituições se tornou um dos principais pilares do combate à desinformação, uma vez que contrapõe eventuais notĂ­cias falsas com notĂ­cias verdadeiras apuradas e checadas com o auxĂ­lio da imprensa profissional.

Além de contar com as principais instituições democrĂĄticas brasileiras, como a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, também fazem parte as principais plataformas de mĂ­dias sociais e de serviço de mensagens do mundo como Google, Facebook, Instagram e WhatsApp, bem como as agĂȘncias de checagem de notĂ­cias, segmentos da imprensa, telecomunicações, tecnologia da informação, provedores de internet, agĂȘncias de checagem e partidos polĂ­ticos, entre muitos outros.

A lista completa das entidades pode ser conferida na pĂĄgina Desinformação, criada para dar amplitude ao programa e manter a sociedade atualizada sobre as ações.


Fonte: TSE
Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias