Goiás Moradia

Governo de Goiás entrega cartões do Aluguel Social e escrituras para famílias de Senador Canedo

Contemplados pelo programa Pra Ter Onde Morar começam a receber benefício de R$ 350 mensais nesta quinta-feira (31/3). Agehab também promove ação de regularização fundiária

Por GG Notícias

30/03/2022 às 17:40:45 - Atualizado há
O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab), entrega 500 cartões do programa Pra Ter Onde Morar - Aluguel Social para moradores de Senador Canedo, nesta quinta-feira (31/3), às 10 horas, na Praça Criativa. Além do benefício, a agência faz atendimento com serviços de escrituras para 290 famílias enquadradas na modalidade de regularização fundiária, o Pra Ter Onde Morar – Escritura.

O presidente da Agehab, Pedro Sales, comemora a evolução dos programas no município vizinho à capital. O Aluguel Social, por exemplo, criado no final de novembro de 2021, está a pleno vapor em Senador Canedo. "Já chegamos a um terço da meta total no Estado de atender 30 mil famílias goianas e o programa está em plena expansão. Com muita seriedade e empenho, fazemos com que os recursos do Fundo Protege [Fundo de Proteção Social] cheguem à faixa da população mais carente. Essa é a determinação do governador Ronaldo Caiado. O Governo do Estado deve servir a todos", pontua Pedro Sales.

Com meta de chegar a 30 mil beneficiários na primeira etapa, o Aluguel Social já ultrapassa a marca de 10 mil cartões entregues para a população em quatro meses. O programa assiste 40 municípios até o momento em diferentes fases de execução, como inscrição, análise de adequação aos critérios do programa, convocação para entrega de documentação e chamamento para entrega do cartão. A iniciativa opera com recursos provenientes do Protege, e é coordenado pelo Gabinete de Políticas Sociais (GPS), dentro do leque do Goiás Social.

Com mais de 120 mil habitantes e localizada na região metropolitana de Goiânia, Senador Canedo permanece com as inscrições abertas para o Aluguel Social, destinado a famílias em situação de vulnerabilidade social, superendividamento e que não tenham moradia própria. As inscrições podem ser feitas pelo site www.agehab.go.gov.br, onde os interessados também devem anexar documentação para comprovar que se encaixam nos requisitos do programa. Segundo estudo do Instituto Mauro Borges (IMB), Senador Canedo faz parte do grupo dos dez municípios mais populosos do Estado e com maior déficit habitacional.

Regularização fundiária

Já o programa Pra Ter Onde Morar - Escritura realiza um resgate histórico com famílias que vivem em moradias construídas em áreas pertencentes ao Estado, mas ainda não têm a titularidade de sua casa comprovada. O procedimento possui dez etapas e é gratuito para as famílias de baixa renda. Após a assinatura, que constitui-se na sétima fase, os documentos são assinados pelo presidente da Agehab, levados para a Procuradoria-Geral do Estado, depois para registro em cartório e, finalmente, entregue aos beneficiários.

Os moradores dos setores Valéria Perillo, Morada do Morro, Uirapuru e Jardim das Oliveiras, de Senador Canedo, aguardam há mais de 20 anos pelo documento. Entre os 290 atendimentos nesta quinta-feira, 219 serão diretamente de entrega de escrituras e outros 71 de coleta de assinaturas nos documentos que, em outra ocasião, serão entregues definitivamente
Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias