Opinião Gastronomia

Churrasco e Vinho: aprenda a harmonizar sem erro

Sommelier Eduardo Araújo, da Cellar Vinhos, dá dicas de rótulos para acompanhar carnes grelhadas em um tradicional churrasco de fim de semana

Por GG Notícias

06/04/2022 às 19:42:21 - Atualizado há

Para os entusiastas do churrasco e amantes de um bom vinho, não existe nada melhor do que combinar um bom corte de carne com o rótulo certo para harmonização. Essa combinação é bem famosa em países como Argentina e Uruguai, mas ainda pouco explorada no Brasil, embora o país tenha uma forte tradição na reunião de amigos e familiares para um churrasco de fim de semana.

O vinho tinto, principalmente, é uma bebida ideal para acompanhar os assados de churrasqueira, mas é possível ir além desta combinação, escolhendo um rótulo de vinho rosé, por exemplo, que traz uma refrescância que vai muito bem nos dias mais quentes. Pensando nisso, o sommelier Eduardo Araújo, da Cellar Vinhos, indica três rótulos da exclusiva curadoria da importadora, que são perfeitos para harmonizar sem erro e surpreender no próximo churrasco. Confira:



Domaine Alary "La Gerbaude" Côtes Du Rhône 2019 - R?165

La Gebaude é um Côtes du Rhône feito de um blend de Grenache, Syrah e Carignan. Suas vinhas num terraço de calcário, argila e muitas pedras dão intensidade e textura mineral. Com notas gustativas de ervas frescas, amora, groselha, cassis e pimenta branca. "É perfeito para harmonizar com carnes grelhadas, incluindo cortes de porco e cordeiro", indica Eduardo Araújo.


Fabien Jouves Haute (Côt) e de Fruit 2020 - R?180


O Haute Côt (e) de Fruit é um Malbec vinificado em cachos inteiros e amadurecido em tanques de concreto e barricas durante 6 meses, produzido na região de Cahors, na França. Um vinho fresco e frutado com notas gustativas de fruta fresca, ameixas vermelhas, framboesas e notas florais. Harmoniza muito bem com carnes vermelhas assadas e hambúrgueres. "O clássico churrasco com Malbec, vindo da região de origem dessa clássica variedade", comenta o especialista.


Garrafa de bebida Descrição gerada automaticamente

Clos Troteligotte Délit-K Rosé 2019 - R?145


K-Délit Rosé é um Malbec de prensagem direta fermentado naturalmente e amadurecido em concreto sob as borras por 18 meses. Um Rosé com ótima estrutura, gastronômico, mas refrescante. "Para fugir do óbvio de tintos com carnes vermelhas e manter a tradição de bebidas refrescantes no churrasco, como caipirinhas e cervejas, indico um Rosé de Malbec com uma acidez de dar água na boca e um pouco mais de estrutura. Apesar dos tintos indicados terem um perfil mais leve, tenho gostado cada vez mais de ousar um pouco com brancos e rosés vibrantes para contrastar com a carne", completa Eduardo.




Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias