Tocantins

Prefeito compra gasolina que pode dar volta ao mundo

Prefeitura de Peixe (286 Km de Palmas) contratou empresa para intermediar a aquisição de 654 mil litros de combustível

Por LÁZARO THOR

10/04/2022 às 12:52:36 - Atualizado há

A prefeitura do município de Peixe, no Tocantins, comprou combustível suficiente para dar volta ao mundo e ainda sobrariam 6 mil quilômetros para percorrer. O prefeito Augusto Cézar Pereira dos Santos, o Cezinha (MDB), oficializou a compra de R$ 4,13 milhões em combustíveis.

De acordo com apuração elaborada pelo Momento Político Tocantins (MOP Tocantins), o prefeito planeja gastar 654 mil litros de combustíveis. Serão 238 mil litros de gasolina comum, 275 mil litros de diesel comum, 133 mil litros de diesel S-10, 5 mil litros de gasolina aditivada e 3 mil litros de etanol.

Levando em consideração que um carro comum gasta cerca de 15 mil quilômetros por litro, o combustível comprado seria suficiente para percorrer 43.460 mil quilômetros. Uma volta ao mundo pode ser feita percorrendo 40 mil quilômetros.

Conforme anexos do edital de licitação, a prefeitura possui 84 veículos, entre locados e adquiridos pelo município. O combustível comprado deve atender a demanda das secretarias de Infraestrutura, Educação, Saúde e assistência social.

Quem prestará o serviço será a Prime Consultoria E Assessoria Empresarial Ltda. A empresa ficará responsável pelo fornecimento de cartão magnético. O cartão permitirá aos funcionários da prefeitura comprar livremente o combustível em postos de gasolina credenciados. A Prime ofereceu a menor taxa de administração para fornecimento de combustíveis durante o pregão eletrônico 003/2022.

Veja abaixo o quadro que mostra o quantitativa de combustível que deve ser adquirido:

De acordo com um estudo técnico elaborado pela prefeitura, o grande volume de combustível adquirido se deve ao crescimento da demanda no ano de 2021. A prefeitura realizou a estimativa do gasto a partir do que foi consumido no ano anterior.

O estudo feito pela prefeitura também enfatizou que como o município comprou novos veículos os gastos também se elevariam ao longo de 2022. O volume de combustível comprado pela prefeitura também é suficiente para que um único veículo visite Palmas 15.200 vezes em um ano.

Outro lado

A reportagem do Momento Político Tocantins procurou a prefeitura de Peixe para esclarecer sobre a contratação, mas nenhuma resposta foi enviada até o fechamento deste texto.

Veja abaixo os questionamentos que não foram respondidos pela prefeitura:

A prefeitura de Peixe (TO) registrou a compra de R$ 4,13 milhões por 654 mil litros de combustível, o suficiente para dar uma volta inteira no planeta terra (40 mil quilômetros levando em consideração um veículo que faz 15 Km/l). O volume de combustível será adquirido através de cartão magnético pela empresa Prime Consultoria, contratada pela prefeitura. Tendo essa informação em vista, gostaria de solicitar os seguintes esclarecimentos:

– Anexo do edital de licitação afirma que o volume a ser adquirido foi estabelecido com base nos gastos do ano anterior, mas não informa o volume de gasto do ano anterior. Quanto a prefeitura gastou com combustível em 2021?

– Qual a base da estimativa dos valores dos combustíveis estabelecidos no anexo do edital?

– Porque foi estimado gasto de combustível capaz de percorrer 43 mil quilômetros uma vez que se trata de um município pequeno, com cerca de 11 mil habitantes?

Fonte: Momento Político Tocantins
Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias