Tocantins Música

Mais de 200 crianças participam dos testes de admissão ao Programa Sociocultural de Segurança Preventiva da GMP

Avaliações terminam na quarta-feira, 20 e são 30 vagas, que inclui escola de iniciação musical, prática com instrumentos, coral jovem e orquestra

Por GG Noticias

13/04/2022 às 12:00:00 - Atualizado há
São 30 vagas para crianças e adolescentes de 10 a 18 anos, e inclui escola de iniciação musical, prática com instrumentos, coral jovem e orquestra.

A seleção dos candidatos ao Programa Sociocultural de Segurança Preventiva da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) teve início nesta segunda-feira, 11, oferecendo 30 vagas para crianças e adolescentes de 10 a 18 anos, e incluindo escola de iniciação musical, prática com instrumentos, coral jovem e orquestra. Mais de 200 inscritos farão os testes de aptidão musical que terminam no próximo dia 20. Resultado final será publicado no portal da Prefeitura de Palmas dia 26..

O coordenador do Programa Sociocultural de Segurança Preventiva, Inspetor Renisson Oliveira, explica que o projeto foi remodelado em 2020, e utiliza a música como uma ferramenta, mas o plano foca na disciplina escolar, em casa e no meio da sociedade.

Oliveira fala de sua trajetória dentro do programa e das evoluções que vieram com o tempo. "Eu cheguei em 1998, e fiz parte deste programa. Em 2002, já maior de idade, prestei o concurso da GMP, em 2006 fui convidado para participar como instrutor. Em 2007 assumi a coordenação. Esse programa mudou a minha vida, e acredito que tenha mudado a vida de muitas crianças e jovens em Palmas", disse.


Seleção

Durante a seleção, os inscritos participam de uma avaliação sobre conhecimento dos instrumentos e notas musicais diante de uma banca examinadora.

Um dos inscritos no processo seletivo, Davi Lopes, 11 anos, se apresentou na bateria, instrumento que diz ser apaixonado. "Estou fazendo o teste pela primeira vez e espero me destacar na banda da Guarda Metropolitana'', disse lembrando que começou a gostar de música vendo seus tios tocarem.

O candidato Ítalo Araújo ressaltou que ficou um pouco nervoso, mas o desejo de aprender a tocar bateria é muito maior que o medo. "Eu sei que são muito inscritos, mas espero que eu tenha conquistado minha vaga".


Música

Atualmente os principais instrumentos utilizados no programa são os de sopro, como saxofone, clarinete, flauta, trompete, trombone, bombardino e também os de percussão como bateria, bombo e caixa. No entanto, mais recentemente foi inserido os eletrônicos como teclado, violão, guitarra e vozes.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias