Vitrine Sábado de aleluia

O que se comemora no Sábado de Aleluia? Entenda a data

O Sábado de Aleluia, ou Sábado Santo, é o dia que antecede o Domingo de Páscoa.

Por GG Notícias

16/04/2022 às 08:22:00 - Atualizado há

O Sábado de Aleluia, ou Sábado Santo, é o dia que antecede o Domingo de Páscoa, celebração muito importante para a comunidade cristã. Em 2022, ele vai cair no dia 16 de abril, e costuma ser voltado para a oração e o silêncio. Mas, você sabe o que se comemora no Sábado de Aleluia? Entenda mais sobre a data.

O que se comemora no Sábado de Aleluia?

Em relação ao que se comemora no Sábado de Aleluia, a data antecede a celebração da ressurreição de Jesus Cristo, após ter sido crucificado na Sexta-feira Santa. O nome desse dia vem da tradição da Igreja Católica de não dizer "aleluia" nas missas durante a Quaresma. Ao final do Sábado Santo, finalmente se diz "aleluia" para anunciar o início da Páscoa.

De acordo com a Bíblia cristã, o Sábado de Aleluia foi um dia de muita tristeza para os discípulos de Jesus. Por isso, este dia costuma ser voltado para a oração e o silêncio, a fim de compreender o mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Também pode-se fazer um jejum limitado, evitando carne vermelha, e, em algumas Igrejas, acontece a confissão sacramental, ainda sendo possível praticar a penitência. A data também é a última oportunidade de fazer a mudança de vida que a Quaresma proporciona, para mais à noite celebrar de coração renovado a chegada da Páscoa.

Vigília Pascal

Entre as tradições do Sábado de Aleluia, está a celebração da Vigília Pascal ao anoitecer, "a mãe de todas as vigílias". Na Igreja e na Liturgia Católica, antes de todas as grandes solenidades, há uma celebração de véspera ou vigília. A Vigília Pascal é desenvolvida em quatro etapas fundamentais: Liturgia da Luz, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Eucaristia. É uma vigília em honra ao Senhor, de maneira que os fiéis tenham acesas as lâmpadas, como os que aguardam seu senhor chegar, para que os encontre em vigília e os convide a sentar à sua mesa.

Bênção do fogo

Durante a Liturgia da Luz da Vigília do Sábado de Aleluia, outro costume da data é o de acender o Círio Pascal, uma vela grande e com símbolos das letras gregas Alfa e Ômega, que representam Jesus Cristo. Nessa etapa, realiza-se a Bênção do Fogo, simbolizando Cristo morto e ressuscitado. De acordo com a tradição, ele também serve para simbolizar a "luz de Cristo", que ilumina e protege o mundo das trevas.

VIA: DCI.COM

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias