Especial Eleições 2022 Eleição

Alistamento de eleitores jovens é recorde nos três primeiros meses do ano

O Brasil ganhou 1.144.481 novos eleitores na faixa etĂĄria de 15 a 18 anos.

Por GG Noticias

25/04/2022 às 10:00:00 - Atualizado hĂĄ
Alistamento de eleitores jovens é recorde nos três primeiros meses do ano. (Foto: divulgação)

No Brasil, o voto é facultativo para os adolescentes de 16 e 17 anos, mas o interesse do jovem brasileiro pela polĂ­tica tem crescido nos Ășltimos meses. Ao menos, é isso o que mostram os nĂșmeros de alistamentos eleitorais realizados nos trĂȘs primeiros meses do ano. Entre janeiro e março de 2022, o Brasil ganhou 1.144.481 novos eleitores na faixa etĂĄria de 15 a 18 anos.

A procura pelo documento é a maior registrada quando comparada às Ășltimas Eleições Gerais, de 2018 e 2014, quando foram emitidos 877.082 e 854.838 novos tĂ­tulos, respectivamente. Para o cientista polĂ­tico e analista do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Diogo Cruvinel, o interesse recorde dos jovens pelo primeiro tĂ­tulo se justifica por alguns fatores.

"A Justiça Eleitoral sempre realiza campanhas de conscientização e incentivo ao eleitorado como um todo, em especial aos jovens, por meio da mĂ­dia e nas escolas. Neste ano, pela primeira vez, a campanha contou com a adesão espontânea de artistas e influenciadores, que dialogam diretamente com esse eleitorado, o que ajudou a impulsionar esses nĂșmeros", avalia.

Segundo ele, além disso, vivemos no Brasil um momento de acirramento dos discursos polĂ­ticos, com uma maior polarização. "Esse cenĂĄrio tende a incentivar os jovens a terem um maior engajamento e, por consequĂȘncia, procuram participar mais ativamente do processo eleitoral. E, para tanto, é necessĂĄrio ter o tĂ­tulo de eleitor. A população tem se conscientizado cada vez mais sobre isso", analisa.

Em 2022, o cadastro eleitoral seguirĂĄ aberto até o próximo dia 4 de maio, data-limite que o eleitor tem para solicitar o tĂ­tulo, transferir o domicĂ­lio eleitoral e regularizar eventuais pendĂȘncias com a Justiça Eleitoral.


Fonte: TSE
Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias