Entretenimento Espaço Sideral

Foto do céu de Palmas mostra fenômeno raro do alinhamento de quatro planetas

Foto tirada por jornalista durante a madrugada mostra Júpiter, Vênus, Marte e Saturno. Fenômeno ocorre quando a posição dos planetas ao longo da sua órbita se "alinham" da perspectiva de um observador na Terra, diz especialista.

Por GG Noticias

26/04/2022 às 15:26:42 - Atualizado há
Foto do céu de Palmas mostra fenômeno raro do alinhamento de quatro planetas. (Foto: divulgação)

Há alguns dias, moradores de Palmas que levantam cedinho têm recebido um presente: a oportunidade de acompanhar a aproximação de quatro planetas Júpiter, Vênus, Marte e Saturno, que estão em processo de alinhamento. O fenômeno é considerado raro e pode ser visto a olho nu no céu de Palmas.

A imagem acima foi registrada pela jornalista Jocyelma Santana, por volta das 5h30 desta terça-feira (26), quando a profissional chegava para trabalhar na sede da TV Anhanguera, na capital. A foto foi tirada com celular.

"Acho muito curioso esse alinhamento dos planetas, no sentido da beleza visual dos corpos celestiais. Mas eu não tenho conhecimento técnico, nem científico, vou mesmo pela beleza plástica de apreciar a paisagem no céu. Para mim, é mais uma confirmação de que há um criador que arquitetou tudo isso, toda essa harmonia do universo e permite que esses fenômenos sejam registrados".

O professor de física do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Francisco Romero Araújo Nogueira, explicou que o fenômeno acontece porque os planetas dão a volta completa em torno do sol em períodos diferentes.

"Quanto mais próximo do Sol, menor o período do planeta. Mercúrio, por exemplo, completa uma volta em torno do Sol em pouco menos de 88 dias. Já Plutão, o planeta anão, e o mais distante do Sol, leva quase 248 anos para completar um ciclo. Essa diferença de velocidade faz com que os planetas, cada um em sua órbita, "ultrapassem" uns aos outros. Essa "ultrapassagem" é o alinhamento dos planetas. Isso é observado quando dois ou mais planetas estão próximos, no céu", explicou.

Uma imagem capturada pelo software Stellarium simulou a posição dos astros às 5h34 desta terça-feira e se mostra semelhante com a foto capturada pela jornalista.

Software simula a aproximação dos planetas às 05h34 desta terça-feira (26), no céu de Palmas — Foto: Reprodução/Stellarium

Software simula a aproximação dos planetas às 05h34 desta terça-feira (26), no céu de Palmas — Foto: Reprodução/Stellarium

O alinhamento pode ser visto durante a madrugada. Para quem ama um espetáculo como esse, vale a pena acordar cedo para observar.

De acordo com doutor em química, professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Adão Lincon Bezerra Montel, alinhamentos planetários são relativamente frequentes, mas este é raro.

"Este em especial é mais raro por reunir um número muito grande de planetas. Os alinhamentos planetários mais comuns envolvem dois planetas. O melhor horário para observar é pouco antes do nascer do Sol, mais ou menos a partir das 05h da manhã, antes das luzes do alvorecer ofuscarem o brilho dos planetas", disse.

E tem outra notícia boa: dá para observar sem auxílio de instrumentos. "Mas com um binóculo, a experiência pode se tornar mais completa já que o brilho se torna mais pronunciado", argumenta o professor Adão.

Se você não quer perder esse espetáculo, precisa se apressar. O alinhamento ficará visível até o início de maio. Depois disso, só em 2040, prevê os especialistas.

"O último do mesmo tipo ocorreu em 2002. Terão outros alinhamentos, mas este especificamente, só em 2040. Depois, só em 2854", concluiu Adão.

Fonte: G1 TO
Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias