Gurupi Dengue

Prefeita Josi Nunes prestigia 1º Jogos Indígenas realizado pela UFT

Por GG Noticias em 02/05/2022 às 08:00:00

Prefeita Josi Nunes prestigia 1º Jogos Indígenas realizado pela UFT. (Foto: divulgação)

Na noite desta sexta-feira, 29, a Prefeita Josi Nunes, prestigiou a abertura oficial do 1º Jogos Indígenas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Gurupi. O evento conta com apoio da Prefeitura e segue durante este sábado, 30.

O diretor do campus da UFT, Rodrigo Tavares, agradeceu o apoio da Prefeitura e explicou que trazer os Jogos Indígenas para o município e aberto ao público visa tornar o local uma referência nestes tipos de eventos, já que Gurupi é uma cidade polo de toda Região Sul do estado. "Conversei com a prefeita que a gente pode se unir para fazer eventos indígenas cada vez mais abrangentes. Gurupi tem a capacidade de fomentar isso. E neste evento foi essencial este apoio e colaboração da prefeita Josi Nunes", disse ele.

Os jogos contam com mais de 100 atletas, de todas as regiões do Tocantins de 7 etnias indígenas diferentes. Eles participam de jogos como a Corrida com Toras e o Arco e Flecha, e outras modalidades esportivas, como a Corrida de Atletismo e o Futebol. Mais de 15 equipes estão inscritas, masculinas e femininas. Além do campeonato, os visitantes poderão acompanhar a Exposição de Arte e Artesanato Indígena, fazer pinturas, curtir shows com artistas locais e outras apresentações culturais.

Larissa Karajá é da Aldeia dos Karajás de Xambioá e veio com um grupo de indígenas que participaram de apresentações de dança, cabo de guerra, arco e flecha e futebol. Para ela, o evento chama atenção para o respeito que se deve ter com os povos indígenas. "É muito importante que estamos mostrando um pouco da nossa cultura, do nosso artesanato, da nossa pintura. Acima dos jogos há a união dos indígenas no evento," disse a indígena.

Respeito e incentivo citados pela prefeita Josi Nunes como grande legado dos jogos para todos. "Quero parabenizar a UFT, porque somos parceiros no evento que achamos que é bem interessante para Gurupi. Temos aqui grupos de várias etnias e é muito bom todo este conhecimento gerado. Isso diminui preconceitos, discriminação e traz esta interação que mostra que nós somos todos iguais e precisamos estar juntos", explicou a prefeita.

Interação também elogiada e expressa pela Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), da UFT de Gurupi, Maria Santana Ferreira dos Santos Milhomem. "Nós estamos no mês de abril, mês dos povos indígenas e a UFT é uma universidade extremamente negra e indígena. É com este destaque, de trabalhar com várias etnias do Tocantins, que visamos incluir e unir todos os tipos de estudantes e fazer com que eles permaneçam na universidade. Então, este tipo de ação, além de trabalhar com a questão cultural do nosso estado, também investe na permanência do estudante nela", explicou ela.

Comunicar erro
UnirG

Comentários

Anuncie