Tocantins Capital

Centro de Logística Reversa deve fomentar economia circular em Palmas

Espaço também deve dar destinação correta a eletroeletrônicos, eletrodomésticos e móveis, que antes não tinham local apropriado para descarte

Por GG Noticias

04/05/2022 às 06:00:00 - Atualizado há
Inauguração da Central de Logística Reversa, instalada no Instituto Natura Vida. (Foto: prefeitura de Palmas)

Palmas passou a contar a partir desta segunda-feira, 02, com a primeira Central de Recebimento e Logística Reversa de Eletroeletrônicos e Eletro Domésticos do Estado do Tocantins e a expectativa é que além de dar destinação correta a esse tipo de resíduos, a iniciativa também ajude a fomentar a economia circular na Capital, por meio da reutilização de produtos e materiais que seriam descartados como lixo.

A instalação desse ponto de recebimento desses materiais foi possível graças a uma parceria celebrada entre a Prefeitura da Capital, por meio da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) e a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE) e o Instituto Natura Vida (INA), que é o espaço que receberá os resíduos. A ação é apoiada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e pela Secretaria de Qualidade Ambiental, do Ministério do Meio Ambiente.

Na cerimônia de inauguração da Central o presidente da FMA, Fábio Chaves, lembrou que assumir uma postura ambiental é algo necessário à comunidade e que deve independer do poder público, embora este tenha a obrigação de promover políticas públicas nesse sentido.

"Este é um momento muito representativo, em que reunimos a sociedade civil organizada, poder público em suas três esferas – Município, Estado e União; e, o setor produtivo, com o intuito de fazer cumprir a legislação no que se refere a logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos. E essa ação tem como reflexo imediato a proteção do meio ambiente e a promoção da economia circular", observou Fábio Chaves.

O presidente do INA, Cassius Ferreira Gariglio, assegurou que a inauguração da Central representa o primeiro passo de uma iniciativa que deve prosperar no Tocantins. De acordo com ele, um projeto para um centro eficiente de tecnologia de reciclagem já está sendo estudado em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT). Gariglio disse também que a previsão é que nos primeiros meses o espaço receba em torno de dez toneladas/mês de descartes de eletroeletrônicos e eletrodomésticos. "Essa é uma previsão inicial, com perspectiva de aumento no futuro", observou.

Helen Brito, gerente de relações institucionais da ABREE, contou que a entidade conta atualmente com mais de 3.400 pontos de recebimento desse tipo de resíduos em todo o País, presentes em mais de 1.200 municípios brasileiros. "No Tocantins já temos 22 pontos, incluindo o que acabamos de inaugurar em Palmas."

O diretor de Planejamento de Saneamento Ambiental da Semarh, Cláudio Carneiro Santana Júnior, lembrou que o saneamento é um desafio em todos os seus eixos e que Palmas ter um local específico para esse tipo de coleta é um ganho para o meio ambiente no âmbito estadual.

Já o secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França, considerou que a melhor forma de enfrentar os desafios ambientais é com o entrosamento entre poder público, setor produtivo e sociedade civil. Ele afirmou que a inauguração da Central traz de imediato para Palmas o aumento da vida útil do aterro sanitário e a preservação do meio ambiente, que passa a receber menos resíduos, "especialmente os com potencial poder de contaminação por metais pesados", comentou.

Ele destacou também cinco benefícios proporcionados pela logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, que são: geração de empregos verdes, preservação de recursos naturais, prevenção de poluição ambiental, redução do consumo de energia e redução de consumo de energia pelas indústrias.

Reunião
Antes da inauguração da Central, o secretário André França, acompanhado da gerente de Resíduos e Qualidade do Solo, Juliana Carvalho, reuniram-se com os técnicos da Fundação de Meio Ambiente de Palmas Meire Carreira, Loane Ariela Cavalcante e Anderson Lopes Oliveira, ocasião em que trataram sobre programas iniciativas, projetos e programas ambientais da Prefeitura de Palmas que podem ser apoiados pelo Ministério do Meio Ambiente.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias