Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Ciência

Cientistas encontram fósseis de um dos maiores animais que já existiram na Terra

Esses animais foram extintos há 90 milhões de anos. Ilustração.

Esses animais foram extintos há 90 milhões de anos. Ilustração: Nobumichi Tamura

Olha que incrível! Fósseis de três ictiossauros gigantes foram encontrados por pesquisadores nas altitudes dos Alpes, na Suíça. Essas criaturas governaram os mares e eram um dos maiores animais na Terra.

Conhecido como "lagarto-peixe", o animal foi extinto há 90 milhões de anos.

Eles podiam atingir 80 toneladas e 20 metros de comprimento, podendo ser comparados a baleia-azul, hoje considerado o maior animal do mundo.

Fósseis raros

Segundo os cientistas, os fósseis desses animais são muito raros. Até o momento, era um grande mistério sobre a existência dos ictiossauros.

Foram encontrados três. Um tinha cerca de 20 metros de comprimento, enquanto o outro tinha 18 e o terceiro não foi identificado.

A descoberta mais emocionante foi de um dente gigante, o maior já encontrado. "Isso é enorme para os padrões dos ictiossauros: sua raiz tinha 60 milímetros de diâmetro – o maior espécime ainda em um crânio completo até hoje tinha 20 milímetros".

Dobramento dos Alpes pode explicar localização incomum dos fósseis

Apesar da altitude curiosa, o local antigamente abrigava o fundo de um grande lago, como revela um novo estudo, publicado no Journal of Vertebrate Paleontology.

A explicação para isso seria a movimentação das placas tectônicas que começou há 95 milhões de anos.

"Quando a placa tectônica africana começou a empurrar a placa tectônica europeia, criou pilhas de camadas de rochas cerca de 30 a 40 milhões de anos atrás".

"Acreditamos que os grandes ictiossauros seguiram cardumes de peixes na lagoa. Os fósseis também podem derivar de animais abandonados que morreram lá", explicou o coautor do estudo Heinz Furrer, curador aposentado do Instituto e Museu Paleontológico da Universidade de Zurique, em um comunicado.

O dente gigante! Foto: Universidade de Zurique

A descoberta histórica – Foto: Universidade de Zurique

Só Notícia Boa

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!