Tocantins Campus Augustinópolis

BURITI: Núcleo de Advocacia Voluntária da Unitins realiza atendimento jurídico gratuito para pessoas de baixa renda

Por GG Noticias

09/05/2022 às 11:36:00 - Atualizado há
O NAVI é vinculado ao curso de Direito do Câmpus Augustinópolis (Foto: Ananda Portilho)

Um grupo de quase 30 pessoas participou da ação do Núcleo de Advocacia Voluntária Itinerante (Navi), vinculado ao curso de Direito da Universidade Estadual do Tocantins, Câmpus Augustinópolis, no município de Buriti, na quinta-feira, 5. Esta foi a primeira ação de atendimento presencial do grupo após os dois anos de distanciamento social por causa da pandemia da Covid-19.

Os atendimentos ocorreram nos povoados Centro dos Ferreiras e Vila União, nos períodos matutino e vespertino, e foram conduzidos pelos 25 acadêmicos de Direito, que cursam as disciplinas de Estágio Supervisionado, sob orientação dos professores Irineu Valoeis e Vilmar Livino dos Santos. A coordenadora do curso, Sarah Coelho, e a coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), Maira Regina de Carvalho, também estiveram presentes.

Atendimento realizado no Povoado Centro dos Ferreiras com auxílio de acadêmicos de Direito (Foto: Ananda Portilho)Atendimento realizado no Povoado Centro dos Ferreiras com auxílio de acadêmicos de Direito (Foto: Ananda Portilho)

Em Centro dos Ferreiras, a assistência à comunidade foi realizada no Colégio Estadual Darcinópolis, no período da manhã. No Povoado Vila União, à tarde, o atendimento foi feito na Escola Municipal Pedro Vieira. Todas as pessoas que procuraram atendimento receberam as orientações devidas.

A lavradora Divina da Conceição Chaveiras foi a primeira pessoa a procurar atendimento. Acompanhada da única filha, Débora da Conceição dos Santos, elas foram em busca de orientação acerca de uma multa cobrada indevidamente. Ao final da assistência, elas aprovaram a iniciativa. "Foi muito bom, fomos muito bem atendidas. As pessoas [que realizaram o atendimento] conversaram com a gente, esclareceram as "coisas" que nós estávamos muito em dúvida, além de terem sido muito educados. Gostei muito. Estão de parabéns", agradeceu Débora, de 19 anos.

Equipe da Unitins com os assistidos Divina e Antônio durante ação no Povoado Centro dos Ferreiras (Foto: Ananda Portilho)Equipe da Unitins com os assistidos Divina e Antônio durante ação no Povoado Centro dos Ferreiras (Foto: Ananda Portilho)

A maioria dos atendimentos foi de pessoas que queriam informações sobre processos em andamento, principalmente na área Cível, mas também foram realizadas assistências que irão gerar processos que serão movidos e acompanhados pelo Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Unitins. Um dos exemplos é a Retificação de Registro Civil para a inclusão do nome do pai no documento de identidade de uma adolescente.

Para quem participou das assistências, a experiência foi enriquecedora, como revela a acadêmica do 7º período de Direito, Lorranny Pereira. "Tivemos a oportunidade de ter contato direto com o caso prático, conversando diretamente com os clientes e entendendo a linguagem deles. Pudemos apresentar para eles, de uma forma mais clara e simples, os direitos que possuem, proporcionando uma solução para os problemas apresentados. Foi muito gratificante".

Atendimento realizado no Povoado Vila União, em Buriti (Foto: Ananda Portilho)Atendimento realizado no Povoado Vila União, em Buriti (Foto: Ananda Portilho)

Alegria compartilhada pela acadêmica do 9º período de Direito Isabela Cardoso. "Essas ações do Navi são importantes porque a gente tem a oportunidade de ter um contato "olho a olho" com os clientes do núcleo, podendo entender o caso diretamente com o cliente, aprender a parte prática não apenas da questão jurídica, mas também do atendimento humanizado de saber como tratar o cliente, como lidar com ele, qual a melhor forma de falar com ele, já que esse é um grande desafio para quem vai atuar no ramo jurídico".

A coordenadora do curso de Direito do Câmpus Augustinópolis, Sarah Coelho, também comemorou a realização da ação e ressaltou a importância da retomada dos atendimentos presenciais. "Ficamos com atendimento virtual por dois anos, tendo apenas contato remoto com os assistidos, mas nada substitui o "olho no olho", a conversa pessoal, por isso a atuação do núcleo é tão relevante".

Equipe do Navi com a coordenadora do curso, Sarah Coelho, e a coordenadora do NPJ, Maira Regina (Foto: Ananda Portilho)Equipe do Navi com a coordenadora do curso, Sarah Coelho, e a coordenadora do NPJ, Maira Regina (Foto: Ananda Portilho)

Para o professor coordenador do Navi, Irineu Valoeis, a ação foi um sucesso, sendo concluída de forma muito positiva. "A ação deu resultados muito bons. Todos os assistidos que nos procuraram foram devidamente atendidos. Saímos do município de Buriti depois de atender dois povoados e entendemos que a nossa missão foi cumprida. Agora, vamos seguir acompanhando os processos que chegaram e dando assistências para essas pessoas carentes. A tendência é de que nós façamos mais ações como essa até o final do semestre", anunciou.

Os atendimentos do Navi foram viabilizados com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Buriti e da direção do Colégio Estadual Darcinópolis, que cederam a estrutura necessária para a realização da assistência, bem como colaboraram com a logística para a permanência de toda a equipe durante o dia.

Atendimento realizado no Colégio Darcinópolis, em Centro dos Ferreiras (Foto: Ananda Portilho)Atendimento realizado no Colégio Darcinópolis, em Centro dos Ferreiras (Foto: Ananda Portilho)
Fonte: Bico 24 horas
Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias