Tocantins Ciência

Salame de peixe criado por pesquisadores do IFTO é feito com tripa de colágeno e fica 40 dias no congelador para maturação

Produto é feito a base de tambaqui, espécie comum na bacia amazônica. Alunos e professores do curso de engenharia agronômica também desenvolveram linguiça, hambúrguer e carne defumada a partir do peixe.

Por GG Noticias

12/05/2022 às 14:45:19 - Atualizado há
Salame de tambaqui é mais saudável e evita desperdício - Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Um salame diferente, que promete ser mais saudável e barato. Essa é a proposta dos pesquisadores do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), que criaram um produto à base de peixe. O salame desenvolvido no laboratório de alimentos da instituição é feito com tripa de colágeno e fica cerca de 40 dias no congelador para ser maturado. A expectativa é que a novidade seja comercializada nos estabelecimentos do Tocantins.

O salame é feito de tambaqui, peixe comum encontrado na bacia amazônica e do qual se aproveitam a carne e o óleo. Os estudantes e professores do curso de engenharia agronômica também desenvolveram a linguiça, hambúrguer e até carne defumada feitos a partir da espécie. Os produtos estão sendo apresentados na 22ª Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins).

"A ideia é produzir um salame de peixe, um salame que seja de boa qualidade, muito mais saudável do que o salame suíno que tem muita gordura e muito sódio. Apresentar para o consumidor a possibilidade de um salame de qualidade muito melhor", explicou o professor de produção animal do IFTO, Otávio Cabral Neto.

Salame de tambaqui é mais saudável e evita desperdício — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Salame de tambaqui é mais saudável e evita desperdício — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

A estudante do curso, Kamilla Arruda, faz parte da equipe que desenvolveu a iguaria e explicou que o objetivo é também evitar desperdício.

"A gente separou a polpa e o filé para juntar e fazer em porcentagens diferentes os salames e fazer uma análise sensorial para ver se ele iria ficar exatamente como o de filé. Porque a finalidade é essa, que o de polpa fique exatamente como o de filé e a gente possa inserir no mercado dessa forma".

Depois de embalado na tripla de colágeno, o salame precisa ser maturado por cerca de 40 dias no freezer até estar no ponto de ser consumido. O alimento fica envolto por uma camada branca, responsável por conservar o produto e intensificar o sabor.

"Utilizamos vários temperos, corantes para ele chegar a essa tonalidade e utilizamos uma tripa de colágeno. Nós moemos esse filé, misturamos com o tempero, colocamos no triturador para moer, colocamos na tripa e deixamos no freezer", relatou a Kamilla.

"Eu consigo abaixar o preço, trazer um produto comercial e eu tenho certeza de qual é a concentração que o consumidor entenda que é a melhor para esse produto. A ideia é fazer um produto para a venda", finalizou o professor Otávio.

Salame de tambaqui é mais saudável e evita desperdício — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Salame de tambaqui é mais saudável e evita desperdício — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Fonte: G1 TO
Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias