Gurupi Dengue

Projeto institui política de reciclagem de computadores descartados por órgãos públicos

Texto estabelece que cada órgão deverá planejar as ações necessárias ao cumprimento da medida

Por Redação em 14/05/2022 às 09:30:00

Gaguim espera  reduzir os impactos sobre o meio ambiente e favorecer a inclusão digital Fonte: Agência Câmara de Notícias

O Projeto de Lei 587/22 institui a Política Federal TI Verde, para promover a reutilização, reciclagem e disposição final adequada de computadores e acessórios descartados pelos órgãos públicos federais.

Pela proposta em análise na Câmara dos Deputados, a política será coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente.

Cada órgão público federal deverá planejar as ações necessárias ao cumprimento da medida, incluindo o diagnóstico da situação atual.

Os computadores e acessórios descartados deverão ser entregues a um Centro de Recondicionamento de Computadores, vinculado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações. Já os computadores em condições de uso ou recondicionados deverão ser doados a Pontos de Inclusão Digital, como telecentros, escolas públicas e bibliotecas.

"O objetivo da proposta, em síntese, é contribuir para a destinação adequada dos computadores descartados pela administração federal, de modo a reduzir os impactos negativos sobre o meio ambiente e favorecer a inclusão digital da população", afirma o deputado Carlos Henrique Gaguim

Tramitação
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Comunicar erro
UnirG

Comentários

Anuncie