Política Sustentabilidade

Projeto institui política de reciclagem de computadores descartados por órgãos públicos

Texto estabelece que cada órgão deverá planejar as ações necessárias ao cumprimento da medida

Por Redação

14/05/2022 às 09:30:00 - Atualizado há
Gaguim espera  reduzir os impactos sobre o meio ambiente e favorecer a inclusão digital Fonte: Agência Câmara de Notícias

O Projeto de Lei 587/22 institui a Política Federal TI Verde, para promover a reutilização, reciclagem e disposição final adequada de computadores e acessórios descartados pelos órgãos públicos federais.

Pela proposta em análise na Câmara dos Deputados, a política será coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente.

Cada órgão público federal deverá planejar as ações necessárias ao cumprimento da medida, incluindo o diagnóstico da situação atual.

Os computadores e acessórios descartados deverão ser entregues a um Centro de Recondicionamento de Computadores, vinculado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações. Já os computadores em condições de uso ou recondicionados deverão ser doados a Pontos de Inclusão Digital, como telecentros, escolas públicas e bibliotecas.

"O objetivo da proposta, em síntese, é contribuir para a destinação adequada dos computadores descartados pela administração federal, de modo a reduzir os impactos negativos sobre o meio ambiente e favorecer a inclusão digital da população", afirma o deputado Carlos Henrique Gaguim

Tramitação
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias