Saúde Fobia

Calcanhar de maracujá: o que é essa doença

Conheça a doença por trás das fotos que apavoram a internet. O famoso problema de pele - chamado de miíase - assusta, mas tem tratamento!

Por GG Noticias

17/05/2022 às 12:00:00 - Atualizado há
Calcanhar de maracujá: o que é essa doença. (Foto: divulgação)

A descrição a seguir não é lá muito agradável, mas, acredite, choca bem menos do que as fotos da miíase, o nome científico do calcanhar de maracujá. Trata-se de uma infestação por larvas, geralmente da mosca varejeira – que, aliás, pode acontecer em qualquer lugar do corpo.

Quando essa invasão atinge a parte de trás do pé, ganha o tal apelido de calcanhar de maracujá, porque os bichos, vistos de longe, assemelham-se à polpa com sementes dessa fruta – só que de um jeito bicheira.

A larva da mosca-varejeira pode entrar no corpo através da pele quando se anda descalço ou através da picada da mosca-varejeira na pele que deposita seus ovos que depois se transformam em larvas. Geralmente as pessoas afetadas são idosas, estão acamadas ou têm alguma deficiência metal e, por isso, não conseguem afastar as moscas ou as larvas da pele. Além disso, é mais frequente em locais em há poucas condições de higiene.

Esta doença tem cura mas para alcançá-la é preciso seguir corretamente o tratamento proposto pelo médico e manter as moscas-varejeiras afastadas. Um bom método para espantar as moscas é utilizar a aromaterapia com óleo essencial de citronela ou de limão, por exemplo.

O que causa o calcanhar de maracujá


O calcanhar de maracujá é causado pela entrada da larva da mosca-varejeira no corpo, o que pode acontecer quando a mosca pousa em uma ferida e deposita os seus ovos, que depois de mais ou menos 24 horas eclodem e são liberadas as larvas, ou quando a larva entra na pele através de uma ferida ou corte, proliferando-se nesse local, sendo comum de acontecer quando a pessoa anda descalça e possui feridas no calcanhar.

Após a entrada da larva, o local fica avermelhado e um pouco inchado, com um furinho no meio, por onde a larva respira e, por vezes, é possível sentir uma dor em pontada ou coceira no local, por exemplo. Além disso, por causa da migração da larva e destruição do tecido, há o aparecimento de uma trilha branca no local, deixando o calcanhar semelhante ao maracujá, daí a denominação calcanhar de maracujá.

O mais comum é o aparecimento da miíase em pessoas com lesões na pele em locais com falta de sensibilidade, como em caso de colesteatomas na orelha média, tumores ou doenças úlcero-granulomatosas nasais, como leishmaniose ou hanseníase, por exemplo.

A primeira opção de tratamento para o calcanhar de maracujá consiste no uso de antibióticos e ivermectina, para matar as larvas e facilitar a sua saída, além de evitar o acontecimento de infecções secundárias. No entanto, também é possível a remoção das larvas da região pelo médico ou enfermeiro, realizando a limpeza da ferida para evitar o surgimento de uma infecção.

No entanto, quando existem muitas larvas ou já existe muito tecido morto, pode ser necessário fazer uma pequena cirurgia para retirar todas as larvas e eliminar a pele morta. Entenda como deve ser feito o tratamento da miíase.

Como evitar pegar a doença


A melhor forma de evitar pegar uma doença como o calcanhar de maracujá é não andar descalço em locais pouco higiênicos, que possam ter moscas frequentemente, uma vez que podem existir ovos de larvas no chão. No entanto, outros cuidados incluem:

  • Evitar ter feridas expostas, especialmente em locais tropicais ou com presença de moscas;
  • Usar repelente de insetos no corpo;
  • Utilizar repelente de moscas em casa;
  • Limpar 1 vez por semana o chão de casa.

Além disso, também é aconselhado passar a roupa antes de usar, principalmente quando se vive em regiões tropicais e existe risco de o tecido entrar em contato com uma ferida. Em caso de pessoas doentes mentais ou acamados que não tem autonomia nos seus cuidados de saúde, deve-se garantir a assistência diária destes, evitando seu abandono.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias