Saúde Gurupi

Secretaria de Saúde de Gurupi promove Mutirão da Saúde no Trevo da Praia nesta sexta

Por Assessoria de Imprensa

18/05/2022 às 17:00:00 - Atualizado há

A Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi – SEMUS, realiza nesta sexta-feira, 20, o Mutirão da Saúde para a comunidade do Povoado Trevo da Praia. A iniciativa pretende proporcionar um dia inteiro com diversos serviços e atendimentos de saúde, além da atualização cadastral das famílias para o programa Auxílio Brasil, antigo Bolsa Família.

As ações serão realizadas simultaneamente na Unidade Básica de Saúde – UBS e na Escola Benevenuto Alves Moreira, a partir das 8h da manhã.

O Mutirão da Saúde pretende mobilizar as mais de 300 famílias do Trevo da Praia e das propriedades rurais da região, para atendimentos médicos e de enfermagem, como aferição de pressão e glicemia, atendimento de fisioterapia, atualização do cartão de vacinas de rotina e vacina contra a Covid-19, além de palestras na escola e distribuição de kits de odontologia.

A equipe do Centro de Controle de Zoonoses – CCZ também compõe o Mutirão da Saúde com atividades voltadas aos animais. Serão disponibilizados testes rápidos para Leishmaniose e a castração de cães e gatos.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Sinvaldo Moraes, a iniciativa pretende ampliar e facilitar o acesso aos serviços da saúde à comunidade rural. "Estamos presentes diariamente na comunidade do Trevo da Praia, por meio da UBS. Mas essa ação é necessária para reforçar e ampliar a oferta de serviços, como o atendimento de fisioterapia, vacinação e do CCZ, que são periódicos", pontua Sinvaldo.

"Contamos com a presença das famílias no Mutirão da Saúde no Trevo da Praia. Identificamos a necessidade de ofertar os serviços da equipe multiprofissional com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e vacinadoras para melhor atender a comunidade", explicou a coordenadora de atenção básica, Maria Auxiliadora da Paixão Alves.

Para a coordenadora do CCZ, Fluviana Freitas, os cuidados com a saúde dos animais domésticos asseguram qualidade de vida e saúde a todos. "As ações descentralizadas nos permitem chegar em quem, muitas vezes, não tem condições de acessar integralmente os serviços do CCZ. Por isso, a importância de participar de ações como esse Mutirão", frisa Fluviana.

Ela lembra ainda que estará disponível castração de animais, feita no Castramóvel. "A castração é importante para o controle populacional e a prevenção de doenças nos animais. Os tutores interessados em realizar a castração de cães ou gatos, deverão levar os animais em jejum de 08 horas, sem alimentos e sem água", reforça Fluviana.

Vacinação

A comunidade do Trevo da Praia poderá atualizar o cartão de vacina da família toda. Estarão disponíveis as vacinas de rotina, que fazem parte do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. Além delas, vale reforçar a necessidade da vacinação contra a influenza/gripe, sarampo e todas as doses da vacina contra Covid-19, de acordo com seus públicos

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias