Tocantins Bombeiros

Dia D de combate às queimadas une projetos Fogo Zero e Foco no Fogo com ações de conscientização em nove regiões rurais em Porto Nacional

Por Assessoria de Imprensa

21/05/2022 às 09:27:00 - Atualizado há

A prefeitura de Porto Nacional, em parceria com o Governo do Estado, realizou nesta sexta-feira, 20, o Dia D de combate às queimadas, com a junção dos projetos Fogo Zero e Foco no Fogo. Ao todo, nove regiões da zona rural de Porto Nacional foram visitadas, (Cachoeirinha, Água Branca, Serranópolis, Almecegas, Colégio Matança, Família Feliz, Bom Sucesso, Santa Fé e Dom Celso), ocasião em que os moradores receberam orientações sobre os riscos que as queimadas, nesta época do ano, podem trazer à população e ao meio ambiente.

foto 20052 Foto: Rubens Coelho/Secom Porto Nacional

Participaram da ação, distribuindo panfletos e falando da importância da conscientização, servidores da Agência Municipal de Regulação e Meio Ambiente (ARPN), Secretaria Executiva de Agricultura, Secretaria Executiva de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto de Natureza do Tocantins (Naturatins), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Detran-TO, Defesa Civil Estadual e Municipal e o Tiro de Guerra 11-005.

20053 Foto: Divulogação/Agência Municipal de Regulação e Meio Ambiente de Porto Nacional

De acordo com o presidente da Agência Municipal de Regulação e Meio Ambiente (ARPN), Fabrício Machado, o objetivo da iniciativa é a preservação da fauna, da flora e dos recursos hídricos.

"Percorremos nove regiões com uma equipe composta por mais de 40 pessoas, tudo isso para sensibilizar os moradores no tocante à prevenção, alertando sobre os prejuízos ocasionados pelas queimadas dentro do nosso município", disse o secretário executivo municipal do meio ambiente, Eduardo Benvindo.

A gerente de educação ambiental da Semarh, Thays Marinho, destacou que "o projeto Foco no Fogo é de grande importância para o Estado pois o Tocantins sempre esteve com um número muito expressivo de focos de incêndio e, devido esse trabalho de educação ambiental nas propriedades rurais, temos conseguido diminuir esses índices. Nosso intuito é realmente provocar uma mudança de atitudes nas pessoas, ampliando o cuidado com o meio ambiente", pontuou.

O morador do Assentamento Bom Sucesso, Joel Batista, agradeceu a visita dos profissionais e disse que as orientações são sempre muito bem vindas. "Já enfrentei problemas sérios com queimadas em minha propriedade, hoje tomo os cuidados necessários para evitar que danos sejam causados aos animais, à vegetação e a minha saúde", frisou.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias