Opinião Hipismo

51ª Nacional Copa São Paulo traz tradição e emoção à SHP neste final de semana

GP Internacional é válido como seletiva para os Jogos Sul-americanos 2022, Copa do Mundo 2023 e 4ª Etapa do ranking brasileiro senior top 2022

Por GG Noticias

11/06/2022 às 15:00:00 - Atualizado há
51ª Nacional Copa São Paulo traz tradição e emoção à SHP neste final de semana. (foto: divulgação)

Realizados na Sociedade Hípica Paulista, as provas estão com uma intensa programação, com 21 provas de 1.10 a 1.55m. Na série Internacional, o ponto alto é o GP Troféu Roberto Luiz Joppert, 1.55/1.60m, no domingo, 12, a partir das 15 horas. A disputa é válida como etapa seletiva para formação da equipe brasileira nos Jogos Sul-Americanos Odesur 2022, liga sul-americana para a Final da Copa do Mundo 2022 e ainda pela 3ª Etapa do ranking brasileira senior top.

Estarão a postos entre outras feras, José Roberto Reynoso Fernandez Filho, tricampeão do GP 2014/2015/2016, e que vai tentar o tetra, Stephan Barcha, campeão brasileiro senior 2021 e atual líder do ranking senior top 2022, Cleison Botelho do Souza, campeão do GP em 2021, os tops Marcello Ciavaglia, Flávio Grillo, José Luiz Guimarães de Carvalho, Doda Miranda, Guilherme Foroni, Ivo Roza Filho, Artemus de Almeida, os jovens talentos André Moura, Thales Marino e Paulo Miranda, as amazonas Stephanie Macieira e Jordana Laffranchi, entre outros.

Na série Nacional, as principais disputas são o Clássico Troféu Rodolpho Raul Lara Campos, a 1.45m, ponto alto da competição no sábado, 11, a partir das 13h, além da Copa Ouro, a 1.40m, no domingo, 12/6, pela manhã com início às 9h30. Ao todo, estão inscritos na competição 543 cavalos, computadas as séries nacional e internacional e 100 cavalos novos. Outro ponto alto é o GP para Amadores, a 1.35, no sábado, a partir das 15h30. A premiação total do evento é de R$ 340 mil.

Em paralelo à competição, o boulevard de lojas e a festa junina (com limite de público) no sábado, 11, prometem entretenimento extra.

GP Troféu Perpétuo Roberto Luiz Joppert

São muitos os cavaleiros que fizeram e fazem a história da Sociedade Hípica Paulista, do hipismo brasileiro e internacional e, sem dúvida, Roberto Luiz Joppert é parte dela. Ao lado de outros grandes nomes e amigos como José Roberto Reynoso Fernandez, o saudoso Alfinete (hexacampeão da Copa São Paulo), Caio Sérgio de Carvalho, Ricardo Gonçalves, Romeu Ferreira Leite, Sergio Pereira, Carlos Alberto Santos e também Raul Lara Campos, Gianni Samaja, Eduardo Dantas, o Dantinhas, Roberto Luiz Joppert, mais conhecido como Bob, era figura notória.

Falecido precocemente em 2009, aos 62 anos, Bob colecionou títulos nacionais e internacionais, entre eles, o bicampeonato GP Pão de Açúcar 1973/1974 (atual Copa São Paulo). Desde 2010, a cada edição da Copa São Paulo, a Sociedade Hípica Paulista homenageia Joppert com o Troféu Perpétuo Roberto Luiz Joppert, em que o campeão do GP tem seu nome inscrito, e leva uma réplica do Troféu para casa e uma outra réplica vai para o proprietário do cavalo campeão.

Clássico Trofeú Raul Lara Campos na Copa São Paulo

Rodolpho Raul de Lara Campos, cavaleiro arrojado que começou a montar somente aos 33 anos após largar a carreira internacional como jogador de hóquei. Raul integrou a equipe brasileira no Pan-americano de 1963 em São Paulo e também chegou a competir na Europa, ao lado de grandes nomes como os irmãos Nelson e Hélio Pessoa. Seu estilo era peculiar: nunca teve professor e ele mesmo escolhia seus cavalos que fizeram história nas pistas brasileiras e internacionais. Raul Lara foi idealizador da 1ª Copa São Paulo em 1971 ao lado do comendador Valentim dos Santos Diniz, instituindo o primeiro evento com premiação em espécial. O Troféu Raul Lara Campos foi instituído em 2021.

Fonte: Cavalus
Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias