Chuvas no mês de junho surpreenderam moradores de várias cidades do Tocantins, incluindo Guaraí

Chuvas no mês de junho surpreenderam moradores de várias cidades do Tocantins, incluindo Guaraí. (Foto: divulgação)

Chuvas no mês de junho surpreenderam moradores de várias cidades do Tocantins, incluindo Guaraí. (Foto: divulgação)

O período de estiagem do Tocantins já começou, mas em alguns municípios das regiões Norte e Extremo-Norte do Estado, incluindo Guaraí, houve o registro de chuvas durante o fim de semana até nesta terça-feira (14/06). O fenômeno é causado por nuvens carregadas que se deslocam vindas do Pará e Maranhão.

Imagens da plataforma Camerite, que possui vários pontos monitorados na cidade, mostram que em Guaraí a chuva começou a cair na madrugada desta terça, por volta das 5h da manhã. Ao longo do dia outras pancadas foram registradas por volta das 8h, às 11h e uma pancada mais forte a partir das 15h.

"Nesse momento temos o enfraquecimento dessa massa de ar quente seca, que está permitindo a entrada de umidade, e essa umidade, associada ao calor destes últimos dias, pode produzir chuva", é o que explica o meteorologista e professor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), José Luiz Cabral.

E pode chover mais

Conforme indicam os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), além de novas pancadas serem registradas nos próximos dias, algumas delas podem até ser mais intensas, com volumes variando entre 20 e 50 milímetros, quantitativo que equivale, respectivamente a 20 e 50 litros por metro quadrado.

Acompanhantes em GoianiaUniversitarias CLub