Saúde

Em Gurupi, está liberada a segunda dose de reforço da vacina contra Covid-19 para profissionais de saúde e pessoas com 50+

Por Imprensa

15/06/2022 às 15:27:20 - Atualizado há

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal da Saúde - SEMUS, libera a aplicação da segunda dose de reforço, ou quarta dose, da vacina contra a Covid-19 para todos os profissionais de saúde e idosos com idade igual ou superior a 50 anos a partir desta quarta-feira, 15.

É necessário ter tomado a primeira dose de reforço (3ª dose) há pelo menos quatro meses. Caso a pessoa esteja com doses em atraso, deve primeiro completar o ciclo vacinal, 1ª, 2ª e 3ª doses, dentro dos prazos referentes à vacina recebida.

Para se vacinar, basta se dirigir à Unidade Básica de Saúde – UBS, que disponibiliza a vacinação contra a Covid-19 mais próxima e apresentar os documentos pessoais, cartão do SUS e de vacinação, onde conste o registro da última dose de vacina. É obrigatório o uso de máscara para a vacinação.

O último boletim da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado na sexta-feira, 03/06, a estimativa da população vacinada com a terceira dose é de 30%, isto é, apenas 19.614 pessoas. Um índice considerado baixo e preocupante, como explica Halex Cavalcante Coutinho, coordenador da área de Vigilância Epidemiológica de Gurupi. "A média nacional para as doses de reforço, ou terceira dose, é de 44%, não acompanhamos este índice. Em Gurupi, as doses de reforço ainda estão com baixa adesão, principalmente o público mais jovem" avalia Halex.

Quatro UBSs com vacinação contra Covid-19

A vacinação para o público 50+ acontecerá nas UBSs que concentram a vacinação contra Covid-19, em Gurupi, que atendem em dias úteis. Confira quais são as UBSs:

- UBS Sol Nascente – 07h às 16h

- UBS João Manoel – 07h às 16h

- UBS Nova Fronteira – 13h às 16h

- UBS Bela Vista – 07h às 16h

Nas UBS"s Buritis e São José, a vacinação está temporariamente suspensa por motivos de saúde das vacinadoras.

Intervalos entre doses

As pessoas precisam estar atentas ao intervalo entre a 1ª e a 2ª, pois a aplicação da dose varia de acordo com o fabricante. Confira:

• Coronavac – intervalo de 28 dias (criança e adulto)

• Pfizer – intervalo de 60 dias (criança e adulto)

• AstraZeneca – intervalo de 60 dias

• Janssen – intervalo de 60 dias

Já para as doses de reforço, terceira e quarta doses, é necessário um intervalo de quatro meses.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias