Saúde Novidade

USP desenvolve máscara capaz de inativar vírus da Covid-19 e da gripe

Por GG Noticias

16/06/2022 às 15:00:00 - Atualizado há
A nova máscara da USP bloqueia os vírus da Covid-19 e gripe, evitando o contágio - Foto: divulgação

O Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP) criou uma máscara que pode ajudar milhares de brasileiros. O acessório é capaz de inativar o vírus da Covid-19 e da gripe!

Comercializada com o nome de Phitta Mask, a máscara conta com uma tecnologia chamada de Phtalox, que pode eliminar partículas virais quando elas entram em contato com o tecido.

Devido a essa tecnologia química, a camada mais externa do vírus pode ser destruída em questão de segundos, impedindo assim a replicação viral.

Testes com resultados satisfatórios

Segundo o Instituto da USP, os testes da nova máscara foram realizados durante 2020 e 2021, quando as infecções pelo novo coronavírus estavam em alta no Brasil.

Os resultados comprovaram a eficácia da máscara (99%) contra o SARS-CoV-2, incluindo as variantes Ômicron, Delta, Gama (P.1), Zeta (P.2) e o vírus da influenza.

O desenvolvimento da máscara foi fruto de uma parceria entre o instituto e a empresa brasileira Golden Technology.

"Os resultados dos testes em laboratório nos deixam muito confortáveis. A máscara eliminou 100% dos vírus, tanto de Influenza A como de Influenza B. Isso é muito importante porque trata-se de uma doença com alta mortalidade, principalmente entre gestantes, idosos e crianças", explica o virologista Edison Luiz Durigon, pesquisador da USP e coordenador das análises, em comunicado.

Proteção prolongada

Além de inativar o vírus, a máscara também foi pensada para ter uma longa durabilidade.

O CEO da Golden Technology, Sérgio Bertucci, afirma que, diferente da máscara cirúrgica, que precisa ser trocada de 3 em 3 horas, a tecnologia "garante proteção por até 12 horas, o que diminui significativamente a quantidade de unidades descartadas no meio ambiente".

A máscara da USP tem mais durabilidade que as cirúrgicas - Foto: reprodução

A máscara da USP tem mais durabilidade que as cirúrgicas – Foto: reprodução

Fonte: Só Notícia Boa
Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias