Tocantins Crime

Mulher leva 16 pontos no rosto após ser atingida por linha de pipa com cerol enquanto andava de moto

Vítima andava pela Avenida Tocantins quando o fio passou por dentro do capacete e atingiu o nariz e as pálpebras.

Por GG Noticias

16/06/2022 às 16:00:00 - Atualizado há

A aposentada Maria do Rosário Paulino Carvalho, de 57 anos, sofreu ferimentos nos olhos e nariz e levou 16 pontos após ser atingida por uma linha de pipa com cerol quando trafegava de moto pela Avenida Tocantins, em Taquaralto, região sul de Palmas.

O acidente aconteceu quando ela se deslocava para fazer caminhada na avenida, no sentido a Porto Nacional, na segunda-feira (13), por volta das 17h30.

Maria do Rosário conta que percebeu quando algo passou por dentro do capacete, mas não imaginou a gravidade dos ferimentos. "Eu deixo a moto na pista e vou caminhar. Mas quando passei, a viseira estava um pouco aberta, e senti a linha passar pelo meu rosto. Não consegui parar na hora, mas quando parei e tirei o capacete, meu rosto estava ensanguentado", diz, contando que a linha cortou uma de suas pálpebras e o nariz.

Maria do Rosário estava acompanha de sua irmã, a também aposentada Deusina Paulino Feitosa, de 82 anos, que não se feriu.

Quem passou pelo local no momento até tentou ajudar a aposentada, que temia que a linha tivesse atingido seu olho. Maria do Rosário diz ainda que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e o Corpo de Bombeiros chegaram a ser acionados, mas como não poderiam atender a ocorrência, ela foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento Norte (UPA Norte) por duas pessoas.

"Um rapaz que estava ao meu lado ficou apavorado e pegou uma camiseta para pressionar no meu rosto. Eu sentei no meio fio e chegou um casal que me levou para a UPA. Fui atendida e levei 16 pontos no rosto. Minha sorte foi que a viseira estava aberta. Se tivesse fechada, a linha tinha cortado meu pescoço. Foi um susto muito grande", relata Maria do Rosário.

Aliviada por não ter sido um acidente mais grave, a aposentada ainda comentou que também se preocupou com a irmã idosa, que estava na garupa, e que sabia dos perigos da linha cortante, geralmente utilizada para empinar pipa. "É um perigo. Essa linha de cerol é muito perigosa porque é vidro com cola que passam no fio"

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) para saber por que a mulher não foi socorrida, e a pasta informou que no momento em que o médico estava conversando com a pessoa que acionou o Samu e liberando a ambulância para realizar o atendimento, foi informado de que não havia mais necessidade, pois a paciente seria encaminhada ao socorro por outros meios. A pessoa também informou que a paciente estava consciente e com um corte no rosto.

Também acionado, o Corpo de Bombeiros Militar informou que a viatura de resgate estava em manutenção no horário e, como procedimento padrão, os atendentes orientam ao solicitante que busque atendimento junto ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Mulher se feriu com linha de cerol — Foto: Arquivo pessoal

Mulher se feriu com linha de cerol — Foto: Arquivo pessoal

Crime

No Tocantins, a lei nº 3707, de 28 de julho de 2020, proíbe a fabricação, a comercialização, o armazenamento, o transporte, a distribuição e o uso de cerol, linha chilena ou produto industrializado nacional ou importado semelhante que possa ser aplicado nos fios ou linhas utilizados para manusear 'pipas ou papagaios'. Quem for flagrado com os objetos podem ter que pagar multas a partir de R$ 300 até seis salários mínimos.

Já o Projeto de Lei 3358/20 tramita na Câmara dos deputados e tem o objetivo de criminalizar a venda ou porte de linhas com cerol ou linha chilena em todo o território nacional.

Fonte: G1 TO
Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias