Tocantins Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Bico terá Centro de Desenvolvimento Regional

Por GG Noticias

17/06/2022 às 13:00:00 - Atualizado há

O Câmpus Augustinópolis da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) vai sediar o Centro de Desenvolvimento Regional (CDR) do Bico do Papagaio. O projeto que viabilizou essa implantação foi submetido pelo professor Marcos Aurélio Cavalcante Ayres, agente do Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT) da Unitins, no edital Fapt/Seplan – Projeto Rede Deser e aprovado com a maior nota entre todos os projetos submetidos.

O Centro de Desenvolvimento Regional (CDR) do Bico do Papagaio vai integrar a Rede de Desenvolvimento Regional do Tocantins (Rede Deser). Os recursos para a execução do projeto, no valor de R$ 166 mil, são oriundos do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia e distribuídos por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Tocantins (Fapt).

O CDR tem como objetivo construir agendas de desenvolvimento regional com os diversos atores locais por meio das instituições de ensino superior, de modo a aplicar o conhecimento técnico e científico com foco em impactos sociais, ambientais e econômicos, atuando, dessa forma, como um elo entre a Unitins, os setores produtivos, o Poder Público e a comunidade.

"A aprovação da proposta para a implantação do CDR no Bico do Papagaio vai contribuir para as ações estratégicas do NIT em fomentar o desenvolvimento dessa região. Fico muito feliz em contribuir com a implantação do centro através do projeto submetido e aprovado", comemorou o professor Marcos Aurélio Cavalcante Ayres.

Para o diretor do NIT, Jeferson Morais, as demais universidades que também se localizam na região devem participar ativamente do projeto. "O objetivo é que durante esse processo de desenvolvimento do CDR sejam mapeadas as competências e as vocações da região e que os parceiros, representados pelas universidades dessa região, possam fazer parte dessa estruturação. O NIT observa isso como uma grande oportunidade de aproximar o nosso pesquisador para a realidade de ser assistido e ter os seus projetos desenvolvidos para que possamos alcançar, cada vez mais, resultados positivos", pontuou.

O reitor da Unitins, Augusto Rezende, também, comemorou o resultado e destacou a relevância da atuação da instituição no Bico do Papagaio. "A Unitins comemora essa vitoriosa seleção com uma participação plena, uma pontuação expressiva. De uma forma bastante democrática, as coordenações dos CDRs estão distribuídas em várias instituições do Tocantins e em todos os seus núcleos regionais, e, diante do fato de que nós estamos presentes com dois câmpus na região do Bico do Papagaio, é mais que louvável que a Unitins seja a instituição que vai convergir todos esses estudos. Isso mostra a força da universidade, a força da equipe técnica que a universidade tem e a contribuição da Unitins para o desenvolvimento de regiões, convergindo com a nossa missão". (Ananda Portilho)

Fonte: Folha do Bico
Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias