Cidades Lazer

Festival de Circo de Taquaruçu conta com a parceria do curso de Teatro da UFT

Por GG Noticias

28/06/2022 às 16:38:17 - Atualizado há

O Festival de Circo de Taquaruçu está de volta em formato presencial com quatro dias de intensa programação para toda família. Este ano, em parceria com o curso de licenciatura em Teatro da UFT, em ação extensionista, abraçando novamente estudantes e comunidade universitária em seu espaço, em Taquaruçu.

Após dois anos de edições online, em virtude da pandemia, o evento, que é considerado um dos maiores festivais de circo do Norte do País, recebe seu público no alto da serra a partir de quinta-feira, dia 30, até 3 de julho. São mais de 30 atrações, totalmente gratuitas, em quatro dias de programação como oficinas, cortejos, debates, shows musicais e espetáculos para todas as idades, no Centro Cultural Circo Os Kaco, na Praça Joaquim Maracaípe e também pelas ruas de Taquaruçu.

A realização é do Circo Os Kaco, com produção da IUNA Criativa. Com a temática #NinguémLevantaumCircoSozinho, esta edição do Festival marca nove anos de história e resistência, promovendo espetáculos inéditos e uma programação integralmente gratuita para o público. O festival conta com várias parcerias para sua realização, Governança de Taquaruçu, Destino Taquaruçu, Imagem e Mídia, UFT - Curso de Licenciatura em Teatro e PROEX, Sesc Fecomercio, Radio Canto das Artes 87,9 FM e também com o apoio da Círculo Filmes e da Prefeitura de Palmas.

De acordo com a produtora do Festival, Marcela Pultrini, a temática é uma referência à Reinvenção do Circo no País: "Todos os anos, artistas, produtores e técnicos se unem para realizar esse evento que é destaque nacional, tudo isso porque somos muitos, muitas mãos para realizar um festival que recebe artistas de todo mundo em nossa comunidade, assim como é imprescindível também as mãos de todo nosso público na plateia", declarou.

A professora Daniela Rosante, coordenadora da ação extensionista, comemora o reencontro com o Circo: "A retomada das atividades em parceria com o Circo Os Kaco tem muito a contribuir, como já contribuiu, com a formação de estudantes e outros integrantes de nossa comunidade acadêmica e com a comunidade em geral. A parceria já contribuiu e vai continuar contribuindo na formação de público e criação de contexto para realização das atividades socioculturais e socioambientais na capital e região. A ação continuada da comunidade circense envolve muita perseverança e resiliência, tornando-se exemplar para outras ações, além de ser um elo para conexão entre outros/as artistas, grupos e agentes culturais e socioambientais".

A professora recorda: "Iniciamos a parceria desde 2013, quando o Circo Os Kaco havia acabado de chegar em Taquaruçu, e sempre foram muito expressivos os resultados. Quando retornei do doutoramento fiquei emocionada ao ver nossos jovens ex-extensionistas se profissionalizando na Arte Circense, realizando números e performances com altíssima qualidade técnica. E muito emocionada, ao vê-los aprendendo a retornar à comunidade local aquilo que receberam nas atividades gratuitas oferecidas pelo projeto de circo social que os acolheu desde que eram crianças".

Atrações

Todos os dias, a partir das 8h, será ministrada no Centro Cultural Circo Os Kaco a oficina PermaCirco – Bioconstrução, com Dennis Margera (TO). Para abrir a programação, na quinta-feira (30, haverá a Live - História do Circo, com Ermínia Silva (SP), autora dos mais importantes livros sobre a História do Circo no Brasil. À tarde, uma live painting, com Tiago Carva (RJ), grafitando o fusca do Circo, ícone dos Kaco, e, à noite, a Intervenção Circense com TaquaruCirco (TO) e o Espetáculo Cartolagem com Circo Escola Basileu França (GO), acompanhado de show musical com Imaginário Mundo (TO).

A programação segue até domingo (04), com atrações nacionais - artistas e grupos do Tocantins, Rio de Janeiro, Goiás, São Paulo e Rio Grande do Sul; também com atrações internacionais da Argentina, Venezuela, Chile e Colômbia (veja programação).

1° DIA - 30 de junho / quinta-feira

Local: Centro Cultural Circo Os Kaco

8h PERMACIRCO - Bioconstrução com Dennis Margera - TO

11h Live - HISTÓRIA DO CIRCO com Ermínia Silva - SP

Online no instagram - @festivaldecircodetaquarucu

15h Live Painting com Tiago Carva - RJ

19h Intervenção Circense com TaquaruCirco - TO

19h30 Espetáculo Cartolagem com o Circo Escola Basileu França - GO

20h30 Show Imaginário Mundo - TO

2° DIA – 01 de julho / sexta-feira

Local: Centro Cultural Circo Os Kaco

8h PERMACIRCO - Bioconstrução com Dennis Margera - TO

10h RODA DE CONVERSA: FORMAÇÃO CIRCENSE NO BRASIL

com Lua Barreto - GO e Rodrigo Mallet - SP

14h às 16h - OFICINAS

Rola Rola com Kafu - CO

Bambolê Avançado com Saracura do Brejo - GO

Diabolô Iniciante com Caroll Marafigo - RS

Oficina de Aéreos com Lua Barreto - GO

Local: Teatro de Arena Praça Maracaípe

19h30 Grupo Vereda - TO

20h Espetáculo IntervenCirco - Circo Os Kaco - TO

21h Show com Paraíba dos 8 baixos -TO

3° DIA – 02 de julho / sábado

Local: Centro Cultural Circo Os Kaco

8h PERMACIRCO

Bioconstrução com Dennis Margera - TO

9h Capoeira Angola é Viva! Roda, musicalidade, oralidade e movimentos com Mestre Matoso - Só Angola - TO

14h às 16h - OFICINAS

Criação de Calligraffitti com Elpidio de Paula e Leromanual - TO

Iniciação ao Bambolê com Abby Hoop - VE

Perna de Pau com Lemon - GO

Segunda e Terceira Altura com Trupe Baião de 2 -SP

Malabares Iniciante com Edson Elias - TO

15h Concentração para a Palhaceata com Bloco Socapino, Tambores do Tocantins, Batucanto e Baque Mulher Tocantins

17h Palhaceata pelas ruas de Taquaruçu

Local: Teatro de Arena Prç. Maracaípe

20h Espetáculo Noite de Gala

Mestres de cerimônia - Cia Pé de Cana - SP

Trupe Baião de 2 - SP

Caroll Marafigo - Cia Subversáteis - RS

Jairo Cruz - Cia os Kaco - TO

Tariana ViajARTE - TO

Rodrigo Mallet - Cia Bravata - SP

Abby Hoops - Rola Hoops Circus - VE

Kafu - Rola Hoops Circus - CO

Circo Laheto - GO

21h Espetáculo Malabalux

Minúsculo Circo Caracol - Circo os Kaco - AR

Edson Elias - Circo os Kaco - TO

Pamela Vidal - Circo Giramundo - CH
Tariana ViajARTE - TO

21h30 Show com Magoo e o Bando Urtiga

4° DIA – 03 de Julho / Domingo

Local: Centro Cultural Circo Os Kaco

14h às 16h - OFICINAS

Criação de Calligraffitti com Elpidio de Paula e Leromanual -TO

Bolhas de Sabão com Tiago Carva - RJ

Manipulação de Chicote com Caracol - AR

Palhaçaria de Rua com Cia Pé de Cana - SP

Acrobacia de Solo com Mayke Nogueira -GO

Local: Teatro de Arena da Prç. Maracaípe

18h Programação (Online/Presencial)

Espetáculo Circonectados com Rede Circo do Mundo - Brasil

Online no instagram - @festivaldecircodetaquarucu

19h Intervenção com Sombras do Hip Hop -TO

19:30h Espetáculo Noite da Palhaçaria

Mestre de cerimônia - Saracura do Brejo - GO

Lemon - Irmãos Tilt - GO

Peteca e Potoca - TO

Miguel Ortiz - Circo Giramundo - CO

Circo Laheto - GO

Nahuel Estela - Los Petizos - AR

Batatinha Frita - TO

Cia Pé de Cana - SP

Churumello - Churumello Circus - RJ

Dudu do Circo - SP

Circo Os Kaco

A Cia Os Kaco criada em 2009 pelos artistas circenses Kadu Oliviê, Jairo Molina e Marcela Pultrini, montou em 2010 seu primeiro espetáculo, Circo Os Kaco, com o qual circularam pelo centro-oeste, sudeste e norte do país, chegando até ao distrito de Taquaruçu, em Palmas, onde decidiram permanecer e fixar suas atividades junto com o cientista social e educador Bruno Kalss, oferecendo aulas de circo e capoeira angola gratuitas desde 2013.

No ano de 2014 formalizaram-se como Associação Companhia Os Kaco e, em janeiro de 2016, conquistaram uma sede própria, em espaço cedido pela Prefeitura de Palma. Erguendo a primeira lona fixa da região Norte, além das atividades de circo, a trupe vem oferecendo e viabilizando oficinas de construção de brinquedos e instrumentos musicais, oficinas de percussão e de capoeira angola. Há ainda as atividades socioambientais e de educação ambiental, envolvendo os princípios da permacultura, as técnicas da bioconstrução e a agroecologia. No ano de 2015 a Cia foi reconhecida pelo MinC como Ponto de Cultura através do edital Cultura de Redes - Premiação a Redes Culturais do Brasil - Categoria Local.

A sede Centro Cultural Circo Os Kaco funciona como uma casa de espetáculos onde se faz a circulação de peças teatrais, circenses, musicais, performances e artes integradas. A Companhia integra a Rede Circo do Mundo Brasil e a Rede Bambu. Pelo "Circo Os Kaco", criado em 2009, já passaram mais de 500 artistas de todas as regiões do Brasil, além de artistas de diversos países da América Latina. Com ações pautadas na formação artístico-cultural e nas responsabilidades social e ambiental, a companhia desenvolve o projeto "Arte e Cidadania no Circo e o projeto "Circo na Serra", ambos territórios de parceria para desenvolvimento de ações integradas à extensão comunitária em sua articulação com as atividades de ensino e pesquisa.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias