Geral Variação

Preço do queijo e de outros derivados do leite sobe nos supermercados de Palmas

Valor mais alto está relacionado com o preço dos fertilizantes que subiu devido à guerra entre Rússia e Ucrânia.

Por GG Noticias

30/06/2022 às 07:57:15 - Atualizado há
Preço do queijo aumenta nos supermercados de Palmas - Foto: Adriano Kirihara / Divulgação

O consumidor que vai ao supermercado, muitas vezes, volta com a sacola mais vazia. É que os produtos estão mais caros. O preço do queijo e de outros derivados do leite, por exemplo, está lá nas alturas.

É praticamente impossível o valor passar despercebido. Mesmo assim, o item é valioso para muitos palmenses e não pode faltar na alimentação.

"Muito, muito, muito caro. A gente compra um queijo na feira um pouco maior dá R$ 30. Aqui é R$ 19,70 desse tamanho. Então é levar, não tem outro jeito", comenta a servidora pública Sheila Kelly Lopes.

Mas por que o preço subiu? Para entender o aumento, é preciso compreender que o item faz parte de uma cadeia produtiva. Para chegar até a prateleira, o queijo passa por vários processos. Para a vaca produzir o leite, ela precisa se alimentar. E o pasto, que faz parte desse alimento, precisa de adubo. E aqui começa o problema porque o valor do fertilizante subiu bastante devido à guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

"O adubo quadriplicou, aí depois vem a parte da ração, que é o milho, a soja e o mineral. Isso também triplicou em relação há um ano e meio para cá. Isso tudo afeta no produto final, que é o queijo", explica o produtor de queijo Emivaldo Queiroz.

Preço do queijo aumenta nos supermercados de Palmas — Foto: Adriano Kirihara / Divulgação

Preço do queijo aumenta nos supermercados de Palmas — Foto: Adriano Kirihara / Divulgação

A má notícia é que o valor do item deve permanecer alto. "Principalmente agora, no período da entressafra. O gado vai para o coxo e já tem que ter alimentação à base de ração. E aí faz com que aumenta mais", relata Emivaldo.

Essa alta também afeta os empresários que usam o alimento para produzir outras receitas, como o hambúrguer e a pizza. "Está sendo muito complicado não repassar esse aumento para o nosso cliente. A gente usa muito queijo para fazer a pizza, mas também tem outros produtos, como a lasanha, a gente faz molho branco com leite. Tem sobremesa e todos esses produtos nas últimas semanas estão aumentando muito e isso complica o nosso trabalho", comenta o pizzaiolo Márcio Bigiarini.

E não é só o queijo. Todos os derivados do leite estão em alta. "Iogurte, manteiga e outros produtos derivados do leite vão estar mais caros, além do que estão agora. Para o ano que vem a perspectiva é de que ainda eles estejam vivendo esse processo de pressão de preço", comentou o economista Leonardo Brasil.

Fonte: G1 TO
Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias