Tocantins Entenda

5G: Saiba quando a nova tecnologia chega em Palmas e em cidades do Tocantins

Brasília foi a primeira cidade do país a contar com a versão "pura" da tecnologia. Anatel informou que pode haver antecipação, mas não há como precisar uma data.

Por GG Noticias

08/07/2022 às 06:00:00 - Atualizado há
Ícone do 5G em um iPhone. - Foto: James Yarema/Unsplash

A nova tecnologia do 5G deve chegar a Palmas a partir de 29 de agosto de 2022. A quinta geração da rede de internet móvel promete uma verdadeira revolução com conexão ultrarrápida e diversos avanços tecnológicos.

O 5G começou a operar no Brasil nesta quarta-feira (6) em Brasília (DF). A capital federal é a primeira cidade do país a contar com a versão "pura" da tecnologia.

O uso do 5G com sua potencialidade máxima se dará a partir da liberação para uso na faixa de 3,5 GHz. No caso de Araguaína, ainda no final de 2021 a cidade foi escolhida pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial para receber o sinal em 2022.

Pelo cronograma oficial da Anatel, a segunda maior cidade do estado, que tem 186 mil habitantes segundo o IBGE, começaria receber o 5G apenas em 2024.

As cidades com menos de 30 mil moradores recebem o sinal progressivamente nos próximos anos. Em Gurupi, terceiro maior município do estado com 88 mil habitantes, a previsão inicial é de que o 5G chegue apenas em 2026.

Ícone do 5G em um iPhone. — Foto: James Yarema/Unsplash

Ícone do 5G em um iPhone. — Foto: James Yarema/Unsplash

O cronograma de liberação, definido no Edital 5G, é o seguinte:

  • A partir de 29 de agosto de 2022, nos municípios brasileiros que sejam capitais de Estados e o Distrito Federal;
  • A partir de 1º de janeiro de 2023, nos municípios brasileiros que possuam população igual ou superior a 500 (quinhentos) mil habitantes;
  • A partir de 30 de junho de 2023, nos municípios brasileiros que possuam população igual ou superior a 200 mil habitantes e em pelo menos 25% dos municípios brasileiros que possuam população de até 30 mil habitantes;
  • A partir de 30 de junho de 2024, nos municípios brasileiros que possuam população igual ou superior a 100 mil habitantes e em pelo menos 50% dos municípios brasileiros que possuam população de até 30 mil habitantes;
  • A partir de 30 de junho de 2025, em pelo menos 75% dos municípios brasileiros que possuam população de até 30 mil habitantes;
  • A partir de 1º de janeiro de 2026, nos demais municípios.

A Anatel informou que o início do uso pode ser antecipado caso sejam atendidas as condições técnicas necessárias, dentre elas a desocupação da faixa de 3.625 MHz a 3.700 MHz.

Essa faixa atualmente é utilizada pelas antenas parabólicas da TV aberta e por isso kits serão distribuídos para parte da população. "Dessa forma, é possível que haja a antecipação de outros municípios, no entanto não há como precisar uma data", informou.

O que é o 5G

É a nova geração de internet móvel, uma evolução da conexão 4G atual. A promessa é que ela trará mais velocidade para baixar e enviar arquivos, reduzirá o tempo de resposta entre diferentes dispositivos e tornará as conexões mais estáveis.

Essa evolução da rede vai permitir conectar muitos objetos à internet ao mesmo tempo: celular, carro, semáforo, relógio. Tudo isso já pode ser ligado ao 4G, mas é esperada uma melhoria na conexão.

Fonte: G1 TO
Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias