Tocantins Pandemia

Neste mês de julho testagem para Covid-19 funcionará das 13h às 16h nas UBS"s de Gurupi

Por GG Noticias

11/07/2022 às 08:54:49 - Atualizado há

A partir desta segunda-feira, 11, as nove Unidades Básicas de Saúde – UBS"s que oferecem teste rápido de Covid-19 na rede pública de saúde de Gurupi, disponibilizarão o serviço somente no período das 13h às 16h, neste mês de julho.

A Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi - SEMUS redimensionou o horário da oferta dos testes para Covid-19 considerando uma pequena baixa nos índices de contaminação, além do período de diminuição da procura por testagem nas UBSs.

Segundo o secretário municipal de saúde, Sinvaldo Moraes, o mês de julho é um período que diminui a procura por serviços de saúde. "O nosso monitoramento aponta uma diminuição na procura pela testagem. Neste mês de julho, vamos disponibilizar os testes no período da tarde, nos pontos que já realizam esse serviço. A partir de agosto, retornaremos nos dois períodos caso haja necessidade", avaliou Sinvaldo, se referindo também ao mês de férias e descanso de grande parte das famílias.

Onde testar

A partir desta semana, quem precisar realizar o teste rápido para Covid-19 na rede pública de saúde de Gurupi, gratuitamente, poderá se dirigir a uma das UBS"s, das 13h às 16h. O novo horário de disponibilidade do serviço de testagem permanecerá durante o mês de julho.

Confira quais serão as UBS"s com oferta de testagem:

1. UBS Rosendo, Rua Erlandson Leitão Brito (Antiga Rua 15), Qd 175 – Centro;

2. UBS Vila Nova, Rua 03, Qd 03, Lt 07 – Aeroporto II;

3. UBS São José, Rua Alicante, Qd 18, Lt 10 S/N – Jardim Sevilha;

4. UBS Sol Nascente, Av. Sergipe, N° 2452 (Em frente à Praça da Bíblia) – Jardim Eldorado;

5. UBS Pedroso, Av. Rua K Padrão, N° 16137-A;

6. UBS Campo Bello, Rua 09, Qd 51;

7. USB Parque das Acácias, QDA.APM -05, Alameda Oeste – Parque das Acácias;

8. UBS Buritis, Rua 33, Chácara AR-01, Gleba 03, Loteamento Irmãos Ferreira – Jardim dos Buritis;

9. UBS Vila Íris, Rua 48 – Vila Íris.

Quando testar?

A orientação é estar dentro dos critérios clínicos com sintomas leves ou moderados de síndrome gripal. Neste quadro, recomenda-se que o teste para Covid-19 aconteça a partir do 4º dia de sintomas.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), são considerados sintomas moderados, coriza, tosse seca, febre de 38° ou mais, bem como desconforto respiratório. Ainda na rede pública de saúde, no caso de pacientes em estado grave, com tosse intensa, falta de ar e febre alta, deverá se dirigir à UPA24h.

Prevenção

A Secretaria de Saúde reforça a todos que a prioridade deve ser a vacina! Todas as pessoas devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima e atualizar o cartão de vacina. Respeitando os protocolos de segurança e prevenção contra a Covid-19, usando máscara e mantendo o distanciamento adequado.

Fonte: ASCOM Prefeitura de Gurupi
Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias