Saúde Covid-19

Gurupi inicia vacinação de crianças de 3 e 4 anos

Por GG Noticias

21/07/2022 às 08:36:20 - Atualizado há

A Secretaria de Saúde informa que a vacinação contra a covid-19 de crianças entre 3 e 4 anos começa nesta quinta-feira, 21, nos pontos de vacinação para o público infantil. Em princípio, a imunização deve começar pelas crianças indígenas e imunocomprometidas, isto é, que tenham deficiência física, mental ou sensorial permanente e comorbidades.

Ainda conforme o Ministério da Saúde, a vacinação será feita com a Coronovac, o único imunizante liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o intervalo entre a primeira e segunda dose deve ser de 28 dias, da mesma forma como tem sido administrada para os adultos.

O secretário municipal de saúde, Sinvaldo Moraes, reforça a importância da adesão dos pais e responsáveis para que as crianças desta faixa etária sejam imunizadas. "É importante que os responsáveis levem as crianças para receber a imunização, o que é fundamental para prevenir complicações da Covid-19. A vacina é comprovadamente segura e eficaz" ressaltou o secretário de Saúde.

Recomendação

O Ministério da Saúde recomendou nesta terça, 19, que Estados e municípios priorizem a vacinação de crianças de 3 e 4 anos imunocomprometidas contra a covid-19 antes de distribuir o imunizante para todos os que se encontram na faixa etária. A orientação foi dada por meio de uma nota técnica publicada pela pasta. Destacou ainda que a gestão das vacinas disponíveis deve ser feita de modo a garantir a imunização completa do público. Isto é, que as crianças que tomaram a primeira dose tenham a segunda garantida.

Segundo a coordenadora de imunização de Gurupi, Lilamara Oliveira Miranda Tavares, o Município seguirá a orientação do Ministério da Saúde, utilizando os estoques municipais, e aguarda a entrega de novos lotes de vacinas para que os públicos sejam ampliados. "Para implementarmos a inclusão desta nova faixa etária, precisaremos restringir o público inicial para as crianças imunocomprometidas, apenas. Quando recebermos doses suficientes para ampliar para as demais crianças, sem deixar faltar para outros públicos, informaremos" explica Lilamara, pontuando da necessidade de planejamento das dosagens no município, já que é necessário assegurar doses suficiente para a primeira e a segunda aplicação, que deve ocorrer após 28 dias, do público em geral.

Para as crianças de 3 e 4 anos receberem a dose da vacina é necessário apresentar os documentos pessoais, cartão do SUS e de vacinação, bem como laudo médico comprovando a comorbidade.

Confira os locais de vacinação contra a Covid-19:

- UBS Parque das Acácias, 07h às 12h;

- UBS Sol Nascente, 13h às 17h;

- UBS Rosendo, 07h às 12h;

- UBS Bela Vista, 07h às 17h;

- UBS Nova Fronteira, 07h às 17h.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias