Saúde Lacen

Mais de 1,4 mil mulheres terão que refazer coleta para exame de prevenção de câncer após polícia fechar laboratório

Ao todo, Lacen recebeu 2.762 amostras da empresa que foi interditada, mas apenas 1.318 tiveram condições para serem analisadas.

Por GG Noticias

22/07/2022 às 10:02:46 - Atualizado há

Das mais de 2,7 mil amostras apreendidas em operação que interditou laboratórios, o técnicos do Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen) conseguiu concluir 1.318 análises e emitir laudos para pacientes. Entretanto, mais de 1,4 mil mulheres terão que refazer o exame que identifica o câncer de colo de útero, já que as amostras não tinham condições de serem utilizadas.

As amostras foram coletadas pelo Laboratório IPC Eireli, de Araguaína, que teve contrato encerrado com o governo após operação que encontrou diversas irregularidades no armazenamento. A ação ocorreu em maio deste ano e na vistoria, equipes da Polícia Civil, Vigilância Sanitária e Ministério Público Estadual encontraram condições precárias no tratamento das amostras e até úteros armazenados em potes reutilizáveis

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), em junho, o Lacen catalogou 2.762 amostras e conseguiu analisar 1.318 materiais de pacientes de 28 municípios. Os laudos emitidos são de exames preventivos (citopatológico), que rastreiam o câncer do colo de útero. Ao todo, 1.444 amostras eram inaproveitáveis e os pacientes deverão passar por nova coleta.

Entre as amostras enviadas ao Lacen, técnicos identificaram materiais inviáveis para análise, devido os problemas com armazenamento e falta de identificação ou requisição para o exame.

Para esses, a pasta informou que os exames serão reencaminhados aos municípios de origem para nova coleta, que deve ser feita das na unidades básicas de saúde. O próprio município deverá entrar e contato com as mulheres para nova coleta.

A partir de agosto, as amostras de pacientes de outros 57 municípios da região norte do estado que também estavam sob responsabilidade de laboratórios investigados serão analisadas pelo Lacen.

Fonte: G1 TO
Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias