Brasil Novidade

Novo RG 2022 já pode ser baixado no seu celular. Veja como fazer!

Por GG Noticias

22/07/2022 às 10:00:00 - Atualizado há
O novo RG digital será liberado para todos os brasileiros até 2023 - Foto: divulgação

Após anunciar que o novo RG será emitido em algumas capitais a partir de agosto, o Governo Federal liberou o download pelo celular. Sim agora será possível ter o documento digital no seu smartphone.

A nova carteira de identidade traz mais praticidade para todos, além da segurança, já que não precisaremos mais ter o documento físico para resolver questões pessoais.

O acesso é muito simples e pode ser feito através de um aplicativo. Veja abaixo como fazer o download do novo RG digital.

Acesse o novo RG digital

Assim como a documentação física, o novo RG digital não está disponível ainda para todos os estados.

Somente pessoas de Alagoas, Distrito Federal, Goiás, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro e São Paulo têm acesso, por enquanto, aos aplicativos e podem solicitar o documento.

Para aqueles que não residem em um dos estados citados acima, será necessário aguardar um pouco mais a implementação.

A ferramenta é um aplicativo oferecido por meio dos Estados para a população. Cada pessoa poderá acessar a versão digital deste documento.

Abaixo você terá a lista de cada aplicativo e o respectivo estado:

Após a instalação, basta clicar na opção de adicionar o documento. Feito isso, aponte a câmera do celular no QR Code que está no documento e valide a versão digital.

Quem tem a versão antiga do RG, sem o QR code, precisa primeiro solicitar o novo documento de identidade para, posteriormente, fazer esse processo de validação digital.

Quando ficará disponível para todos?

Segundo o Governo Federal, os documentos estão sendo liberados aos poucos desde março. As pessoas que querem atualizar o antigo RG, precisam esperar a atualização do sistema pela legislação local.

Segundo a legislação atual, cada estado é responsável pela emissão do RG. Dessa forma, cada local possui as próprias definições, assim como podem liberar ou não a versão digital do documento neste momento.

Como funciona o novo RG

O novo RG começou a vigorar no dia 1º de março. No entanto, os institutos de identificação dos estados terão um prazo para se adaptarem ao novo documento: até 2023. Em outras palavras, apesar de já estar em vigor, os estados ainda estão o implementando ao sistema.

Nesta semana, o Governo Federal divulgou novos modelos da carteira de identidade e passaporte.

A CIN (Carteira de Identidade Nacional) vai começar a ser emitida a partir do dia 4 de agosto, em modelo único modelo, independentemente de qual Estado seja produzida.

De acordo com informações do Governo, os cidadãos que já possuem o seu CPF e moram em Minas Gerais, Acre, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul poderão solicitar o novo documento. Os demais Estados estarão aptos a emitir o novo modelo até março de 2023.

"A substituição será feita de forma gradual e gratuita. É importante ressaltar que a identidade atual continua válida até 2032. A troca será gradual e sem atropelos", confirmou o governo.

A nova carteira de Identidade será unificada com outros documentos - Foto: divulgação

A nova carteira de Identidade será unificada com outros documentos – Foto: divulgação

Com informações de Jornal Contábil

Fonte: Só Notícia Boa
Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias